Saudações missionárias!
A Infância e Adolescência Missionária (IAM)
propõe uma metodologia educativa que valoriza o protagonismo infantojuvenil,
a oração, a solidariedade e o compromisso com a missão universal da Igreja.
Inspirada nos princípios das Pontifícias Obras Missionárias, a IAM busca
formar crianças e adolescentes como sujeitos ativos da missão, capazes
de evangelizar e ajudar outras crianças e adolescentes, especialmente os mais
necessitados.
Por isso, a preparação dos encontros deve seguir a Metodologia das Quatro Áreas Integradas, garantindo a identidade e a fidelidade à proposta da Obra.
Como funciona a Metodologia dos Encontros?
A IAM organiza seus encontros semanais em ciclos
de quatro semanas, chamados de Quatro Áreas Integradas. Cada
encontro tem um foco formativo e missionário:
1.
Realidade Missionária
As crianças e adolescentes observam e
analisam a realidade local e além-fronteiras, despertando a consciência
missionária.
Compromissos:
- Conhecer e partilhar a realidade
estudada.
- Procurar textos bíblicos que iluminem o
tema.
2.
Espiritualidade Missionária
A realidade é refletida à luz da Palavra de
Deus e dos documentos da Igreja, aprofundando a dimensão espiritual.
Compromissos:
- Anunciar pela vida e pela palavra os
aprendizados.
- Pensar uma ação concreta de
transformação.
3.
Compromisso Missionário
Realizam ações concretas de solidariedade
e partilham a Oferta do Cofrinho, que é expressão de sacrifício e amor
ao próximo.
Compromissos:
- Partilhar com o grupo a experiência
vivida.
- Motivar outros para celebrar o próximo
encontro.
4.
Vida de Grupo
Celebra-se a caminhada feita e acontece a escolha
do novo Tema Gerador, feita pelo próprio grupo.
Compromissos:
- Testemunhar a vivência realizada.
- Buscar informações sobre o novo tema.
Quem escolhe o tema dos encontros?
De acordo com as diretrizes, o Tema Gerador
é sempre escolhido pelas crianças e adolescentes do grupo, com apoio do(a)
assessor(a) e da equipe de coordenação. Essa escolha acontece no quarto
encontro (Vida de Grupo), após a experiência vivida ao longo do mês.
Isso promove a autonomia, corresponsabilidade e protagonismo, valores fundamentais para a IAM.
O papel do(a) assessor(a)
O(a) assessor(a) da IAM tem a missão de acompanhar,
orientar e animar o grupo, sem substituir o protagonismo das crianças e
adolescentes. Ele(a):
- Participa do EFAIAM para se formar
segundo o carisma da Obra.
- Prepara os encontros com a equipe de
coordenação do grupo.
- Garante que a metodologia das Quatro
Áreas seja aplicada corretamente.
- Apoia a coordenação, composta pelos
próprios participantes do grupo.
- Incentiva ações missionárias concretas e
a espiritualidade do grupo.
O assessor é um educador na fé missionária, facilitador do processo.
A Coordenação do Grupo
A coordenação do grupo da IAM é formada por crianças
ou adolescentes, com apoio do assessor. Eles são escolhidos pelos colegas e
participam de formações específicas como o ECIAM, para fortalecer seu
protagonismo e capacidade de liderança.
Funções da coordenação:
- Ser elo entre grupo e assessor(a).
- Animar e dinamizar os encontros.
- Promover os valores e a espiritualidade
missionária.
Vamos caminhar juntos, em unidade com a
proposta da IAM, formando crianças e adolescentes que são missionários
autênticos, protagonistas da evangelização e da solidariedade universal.
De todas as crianças e adolescentes do
mundo... sempre amigos!