COMO PREPARAR ENCONTROS MISSIONÁRIOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ~ IAM - Infância e Adolescência Missionária (Colatina-ES)

COMO PREPARAR ENCONTROS MISSIONÁRIOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Saudações missionárias!

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) propõe uma metodologia educativa que valoriza o protagonismo infantojuvenil, a oração, a solidariedade e o compromisso com a missão universal da Igreja. Inspirada nos princípios das Pontifícias Obras Missionárias, a IAM busca formar crianças e adolescentes como sujeitos ativos da missão, capazes de evangelizar e ajudar outras crianças e adolescentes, especialmente os mais necessitados.

Por isso, a preparação dos encontros deve seguir a Metodologia das Quatro Áreas Integradas, garantindo a identidade e a fidelidade à proposta da Obra.

Como funciona a Metodologia dos Encontros?

A IAM organiza seus encontros semanais em ciclos de quatro semanas, chamados de Quatro Áreas Integradas. Cada encontro tem um foco formativo e missionário:

1. Realidade Missionária

As crianças e adolescentes observam e analisam a realidade local e além-fronteiras, despertando a consciência missionária.

Compromissos:

  • Conhecer e partilhar a realidade estudada.
  • Procurar textos bíblicos que iluminem o tema.

2. Espiritualidade Missionária

A realidade é refletida à luz da Palavra de Deus e dos documentos da Igreja, aprofundando a dimensão espiritual.
Compromissos:

  • Anunciar pela vida e pela palavra os aprendizados.
  • Pensar uma ação concreta de transformação.

3. Compromisso Missionário

Realizam ações concretas de solidariedade e partilham a Oferta do Cofrinho, que é expressão de sacrifício e amor ao próximo.

Compromissos:

  • Partilhar com o grupo a experiência vivida.
  • Motivar outros para celebrar o próximo encontro.

4. Vida de Grupo

Celebra-se a caminhada feita e acontece a escolha do novo Tema Gerador, feita pelo próprio grupo.

Compromissos:

  • Testemunhar a vivência realizada.
  • Buscar informações sobre o novo tema.

Quem escolhe o tema dos encontros?

De acordo com as diretrizes, o Tema Gerador é sempre escolhido pelas crianças e adolescentes do grupo, com apoio do(a) assessor(a) e da equipe de coordenação. Essa escolha acontece no quarto encontro (Vida de Grupo), após a experiência vivida ao longo do mês.

Isso promove a autonomia, corresponsabilidade e protagonismo, valores fundamentais para a IAM.

O papel do(a) assessor(a)

O(a) assessor(a) da IAM tem a missão de acompanhar, orientar e animar o grupo, sem substituir o protagonismo das crianças e adolescentes. Ele(a):

  • Participa do EFAIAM para se formar segundo o carisma da Obra.
  • Prepara os encontros com a equipe de coordenação do grupo.
  • Garante que a metodologia das Quatro Áreas seja aplicada corretamente.
  • Apoia a coordenação, composta pelos próprios participantes do grupo.
  • Incentiva ações missionárias concretas e a espiritualidade do grupo.

O assessor é um educador na fé missionária, facilitador do processo.

A Coordenação do Grupo

A coordenação do grupo da IAM é formada por crianças ou adolescentes, com apoio do assessor. Eles são escolhidos pelos colegas e participam de formações específicas como o ECIAM, para fortalecer seu protagonismo e capacidade de liderança.

Funções da coordenação:

  • Ser elo entre grupo e assessor(a).
  • Animar e dinamizar os encontros.
  • Promover os valores e a espiritualidade missionária.

Vamos caminhar juntos, em unidade com a proposta da IAM, formando crianças e adolescentes que são missionários autênticos, protagonistas da evangelização e da solidariedade universal.

De todas as crianças e adolescentes do mundo... sempre amigos!

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é uma Obra Pontifícia fundada em 19 de maio de 1843, por Dom Carlos Forbin-Janson. Presentes nos cinco continentes, as crianças e adolescentes missionários cultivam o espírito missionário universal, recitando uma Ave Maria por dia e doando um dinheiro por mês.