Brincadeiras do mundo todo ~ IAM - Infância e Adolescência Missionária (Colatina-ES)

Brincadeiras do mundo todo


 Brincadeiras ao Redor do Mundo: Como se Divertem as Crianças em Outros Países?

As férias finalmente chegaram, e nada melhor do que aproveitar esse tempo brincando e se divertindo! Cada país tem sua cultura, costumes e modos de viver, mas existe algo que une todas as crianças: a alegria de brincar.

Vamos fazer uma viagem curiosa pelo mundo das brincadeiras e descobriu como meninos e meninas se divertem em diversos países. Algumas dessas brincadeiras você já conhece, outras podem ser novidade e uma ótima ideia para experimentar com seus amigos!

Confira 10 brincadeiras típicas de diferentes lugares do planeta:

 

01. Alemanha – Esconde-Esconde ao Contrário

Diferente da versão tradicional, aqui apenas uma criança se esconde, e as demais saem para procurá-la. Quando alguém encontra, se junta à escondida no esconderijo. Isso se repete até restar apenas uma criança procurando, que será a próxima a se esconder.

 

02. Austrália – Que Horas São, Seu Lobo?

Um jogador é o "lobo" e fica de costas para os demais, a cerca de 15 metros de distância. As crianças perguntam: “Que horas são, Seu Lobo?” e caminham de acordo com o número de horas respondido. Quando o lobo grita “Hora do jantar!”, ele se vira e tenta capturar alguém, que será o novo lobo.

 

03. Colômbia – Pare!

Uma criança lança a bola ao alto e grita o nome de um dos colegas. Quem for chamado deve pegar a bola antes que caia. Se não conseguir, após pegar a bola, deve gritar "pare!", forçando todos a pararem. Então, dá três passos em direção ao mais próximo e tenta acertá-lo com a bola.

 

04. Egito – Silêncio é Ouro

Formam-se rodas de crianças. Um líder inicia fazendo cócegas ou caretas no colega ao lado, e isso segue até o final da roda. Quem rir ou emitir som, perde! Um ótimo exercício de concentração e autocontrole!

 

05. Gana – Da Ga

Desenha-se no chão a "casa da serpente", onde uma criança fica. As demais circulam ao redor, chamando a serpente, que sai e tenta capturá-las. Cada criança capturada se junta à serpente de mãos dadas, formando um "corpo" que cresce a cada rodada.

 

06. Itália – Mora

Nesta brincadeira, duas crianças escondem as mãos atrás das costas e tentam adivinhar a soma dos dedos que cada uma irá mostrar. Quem acertar, vence. Um jogo rápido de atenção e matemática!

 

07. Japão – Janken Pon

Conhecida no Brasil como pedra, papel e tesoura, essa brincadeira tem um extra no Japão e na Coreia. Após vencer, o jogador grita: "Atchi Muite Hoi!", apontando para um lado. Se o oponente virar o rosto para a mesma direção, perde o jogo.

 

08. Paquistão – Oonch Neech

Um tipo diferente de pega-pega. Quem está "pegando" pode ser evitado se os outros subirem em um lugar mais alto, como uma cadeira ou degrau. O nome significa justamente "em cima e embaixo".

 

09. Suíça – Eu Espio

Ideal para ambientes internos. Uma criança escolhe um objeto e diz: “Eu espio algo de cor…”. As outras tentam adivinhar com base nas dicas. Quem acertar, vira o novo espião.

 

10. Taiwan – Apanhe os Pintinhos

Nesta brincadeira animada, uma criança é a águia, outra é a galinha e as demais são pintinhos. A águia tenta pegar os pintinhos, enquanto a galinha protege. Quem for pego se torna a águia da próxima rodada.

 

Que tal experimentar?

Agora que você já conhece essas brincadeiras de vários cantos do mundo, escolha uma para brincar com seus amigos! Além de se divertir, você também vai aprender sobre outras culturas e descobrir que, apesar das diferenças, as crianças de todos os lugares compartilham a mesma alegria de brincar.

De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos! 🌍💫

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é uma Obra Pontifícia fundada em 19 de maio de 1843, por Dom Carlos Forbin-Janson. Presentes nos cinco continentes, as crianças e adolescentes missionários cultivam o espírito missionário universal, recitando uma Ave Maria por dia e doando um dinheiro por mês.