NASCIMENTO DA VIRGEM MARIA


Nascimento da Virgem Maria, o que se sabe sobre o seu nascimento?

Neste dia 8 de setembro celebramos o nascimento da Virgem Maria, estes são fatos que você deve saber sobre a celebração.

A Igreja Católica celebra a Natividade – ou nascimento – da Virgem Maria em 8 de setembro. 

A concepção imaculada de Maria, ou seja, sem pecado original, encontra antecedentes em Gênesis (12; 1) ao se referir a ela como uma mulher vestida de sol, e o Evangelho de Lucas (1:28) narra que o Arcanjo Gabriel foi enviado por Deus à Virgem Maria, e diz-lhe: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor é contigo”. 

Foi no dia 8 de dezembro de 1854, quando o Papa Pio IX converteu a imaculada concepção de Maria em dogma de fé, através da bula Ineffabilis Deus, que diz: 

“Definimos, afirmamos e pronunciamos que a doutrina que sustenta que a Bem-Aventurada Virgem Maria foi preservada imune de toda mancha de culpa original desde o primeiro momento de sua concepção, por singular privilégio e graça de Deus Todo-Poderoso, em atenção aos méritos de Cristo - Jesus, Salvador do gênero humano, foi revelado por Deus e por isso deve ser acreditado firme e constantemente por todos os fiéis.” 

Quase quatro anos depois este dogma ter sido estabelecido, em Lourdes, França, uma humilde camponesa, Santa Bernadette Soubirous, teve 18 aparições da Virgem Maria, que lhe revelou o seu nome com estas palavras: “Eu sou a Imaculada Conceição”. 

Cem anos depois, em 8 de setembro de 1953 , o Papa Pio XII decretou na sua Carta Encíclica Fulgens Corona a celebração do primeiro Ano Mariano da história da Igreja Católica , e descreveu os acontecimentos de Lourdes com as seguintes palavras:

“Parece que a Santíssima Virgem quis confirmar de forma prodigiosa a decisão que o Vigário do seu divino Filho na terra, com o aplauso de toda a Igreja, pronunciou…”

Como sabemos a data do nascimento da Virgem?

O aniversário de Maria é conhecido pela tradição, mas não é mencionado na Bíblia. A Igreja de França salienta que esta tradição começou no território de Angers e que São Maurício instituiu esta festa.

Conta-se que no dia 8 de setembro um homem da comunidade ouviu os anjos cantando no céu e, quando lhes perguntou o motivo, disseram-lhe que estavam muito felizes porque a Virgem havia nascido naquele dia. Esta revelação ocorreu no ano 430, e São Maurílio era bispo de Angers.

Quem eram os pais de Maria?

A tradição indica que os pais da Virgem Maria eram São Joaquim e Santa Ana, embora os seus nomes não apareçam na Bíblia.   Onde aparecem é num Evangelho Apócrifo conhecido como Protoevangelho de Santiago, cuja origem remonta aos séculos II a IV, e dá conta do nascimento da Virgem Maria, no entanto, o nome de Ana é mencionado três vezes no Antigo Testamento.

São Joaquim, Santa Ana e a Virgem Maria, pintura no Museu do Prado. 

Este Protoevangelho, que tem menos de 50 páginas, narra que Joaquim não tinha filhos, por isso foi para o deserto onde permaneceu 40 dias para rezar e jejuar, enquanto Ana “lamentava e gemia duas vezes, dizendo: lamentarei minha viuvez e minha esterilidade.

Um anjo apareceu a Santa Ana e anunciou-lhe que o Senhor tinha ouvido as suas orações: “Você conceberá e dará à luz e a sua descendência será comentada em todo o mundo”.

Ana respondeu: Vive o Senhor meu Deus, se eu tiver algum fruto de bênção, seja menino ou menina, o levarei como oferta ao Senhor e estará ao seu serviço todos os dias da sua vida.

Por sua vez, Joaquim também recebeu a visita de um anjo no deserto que lhe disse: “O Senhor ouviu a tua oração; desça daqui porque Ana, sua esposa, vai conceber no ventre.”

Mais tarde, o documento narra o nascimento da Bem-Aventurada Virgem Maria: “E o tempo de Ana se cumpriu e no nono mês ela deu à luz. E ela perguntou à parteira: O que eu dei à luz? E a parteira respondeu: uma menina. Então Ana exclamou: minha alma foi abençoada. E ele colocou o bebê no berço. Decorrido o tempo previsto na lei, Ana purificou-se, amamentou a criança e deu-lhe o nome de Mariam.

A Igreja tem várias festas em homenagem a Maria

A Igreja tem vários feriados marianos: A Imaculada Conceição de Maria (8 de dezembro); Santa Maria, Mãe de Deus (1º de janeiro); A Anunciação do Senhor. (25 de março) e A Assunção da Virgem Maria. (15 de agosto). Além disso, acontecem as festividades da Apresentação de Jesus no Templo (2 de fevereiro); A Visitação da Virgem Maria (31 de maio) e a Natividade da Virgem Maria (8 de setembro).

Há outras: a apresentação da Virgem Maria (21 de novembro); Nossa Senhora de Lourdes (11 de fevereiro); Coração Imaculado da Virgem Maria; Nossa Senhora do Carmo (16 de julho); a dedicação da Basílica de Santa Maria (5 de agosto); María Reina (22 de agosto); Nossa Senhora das Dores (15 de setembro) e Nossa Senhora do Rosário (7 de outubro).

No México, a Virgem de Guadalupe foi celebrada inicialmente no dia 8 de setembro, festa da Natividade da Virgem Maria, e para que tivesse missa própria foi feita a Informação Legal de 1666, para que o Vaticano retirasse a festa a 12 de dezembro, aniversário das aparições.

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é uma Obra Pontifícia fundada em 19 de maio de 1843, por Dom Carlos Forbin-Janson. Presentes nos cinco continentes, as crianças e adolescentes missionários cultivam o espírito missionário universal, recitando uma Ave Maria por dia e doando um dinheiro por mês.