Encontro: A BÍBLIA


TEMA: BÍBLIA E A MISSÃO DA IAM

Lema: Anunciando o Amor de Cristo através da Palavra e da Missão


Objetivo

- Promover o conhecimento da Bíblia como fonte de inspiração para a vida missionária, incentivando as crianças e adolescentes a serem missionários que anunciam o amor de Cristo através de ações concretas.

1.  Preparação

- Bíblias para todos os participantes;

- Aparelho de som com músicas missionárias;

- Papel e canetas para o planejamento das ações missionárias.

2.  Acolhida

- Dar boas-vindas, criar um ambiente acolhedor e preparar o grupo para o tema. 

3.  Motivação

- Recepção com música animada, link: https://youtu.be/p1IspqL1dpM

Olá, olá! como vai você, que bom tiver aqui mais uma vez

Eu to legal, eu to feliz, to muito bem com meu nariz (tocar o nariz)

Olá, olá! como vai você, que bom tiver aqui mais uma vez

Olá, olá! como vai você, que bom tiver aqui mais uma vez a to legal to bem à beça

to muito bem com minha cabeça (balançar a cabeça)

Olá, olá! como vai você, que bom tiver aqui mais uma vez

to legal sabe como é, to muito bem com o meu pé (bater os pés)

Olá, olá! como vai você, que bom tiver aqui mais uma vez

Eu to legal, é muito bom, to muito bem com minhas mãos (bater as mãos)


- Oração inicial, pedindo a presença do Espírito Santo para iluminar a compreensão da Palavra de Deus e o entusiasmo pela missão.

4.  Oração

Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, vem em nossa proteção. Ilumina os nossos caminhos no que devemos fazer, no que devemos falar, no que devemos pensar e em como devemos agir. Conduze-nos ao Pai e protege a nós e a todas as crianças e adolescentes do mundo. Amém.

- Jesus nos convida a estarmos juntos, independentemente de nossas diferenças na aparência; no coração de Jesus, somos todos iguais e desejamos estar cada vez mais próximos dele. Pensando na amizade de Jesus, vamos traçar o sinal da cruz para iniciarmos mais um encontro com Ele. Em nome do Pai...

- Estamos iniciando o mês de setembro que é dedicado Bíblia, e nós vamos conhecer um pouquinho de sua história.

Leitor 1: São Jerônimo era especialista em bíblias, um doutor.  Ele estudou, estudou muito para entender as sagradas escrituras (pode-se ler os significados da imagem de São Jeronimo que está no fim do roteiro)

Leitor 2: O Papa Dâmaso pediu para São Jerônimo, traduzir a Bíblia para o latim. Assim, com alegria, e muita dedicação ele se empenhou na tradução para enriquecer a Igreja do mundo inteiro, São Jerônimo morreu dia 30 de setembro, então os bispos do Brasil escolheram este mês para celebrar a Bíblia.

Leitor 3: Na Bíblia está escrito muita coisa legal sobre Jesus. O livro do Novo Testamento começou a ser escrito mais ou menos uns 100 anos depois de Cristo. Mas e antes de Jesus como é que Deus se comunicava com as pessoas?

- Deus enviava cartas? (Mostrar um envelope)

- Telefone? (mostrar celular) WhatsApp??????????!!

- Deus tinha Facebook? Para deixar recados?

- Como e o que ele se comunicava com as pessoas?  Vamos ver? 

5.  Vivenciando a Palavra de Deus

Para refletir:

Deus fala conosco! Ele nos revela sua vontade de várias maneiras:

·       A Bíblia - é a Palavra de Deus e tem sempre uma mensagem de Deus para nossas vidas, quando refletimos nela.

·       Jesus - Deus fala conosco através da vida de seu filho, Jesus.

·   Revelação - às vezes Deus fala diretamente conosco (mas devemos sempre avaliar qualquer mensagem à luz da Bíblia).

 Assessor(a):Precisamos aprender a ouvir a voz de Deus. Ele fala, mas nós nem sempre prestamos atenção. Por isso, precisamos meditar na palavra de Deus e pensar nela em todo tempo. A Bíblia nos aproxima de Deus e se estamos pertinho de Deus ouvimos a sua voz. Como Samuel e muitos profetas que ouviram a voz de Deus.

6.  MOSTRAR PERGAMINHO

Os livros do Antigo Testamento foram escritos em longos pergaminhos confeccionados em pele de cabra e copiados cuidadosamente pelos escribas. Geralmente, cada um desses livros era escrito em um pergaminho separado, embora a Lei ocupasse espaço maior, sendo escrita em dois grandes pergaminhos.O aramaico foi a língua original de algumas partes dos livros de Daniel e de Esdras. Hoje tem-se conhecimento de que o pergaminho de Isaías é o mais remoto trecho do Antigo Testamento em hebraico.

Estima-se que foi escrito durante o Século II A.C. e por isso, se assemelha muito ao pergaminho utilizado por Jesus na Sinagoga, em Nazaré. Foi descoberto em 1947, juntamente com outros documentos em uma caverna próxima ao Mar Morto.

 

7. Dinâmica: Caça ao Tesouro

Assessor(a): A Bíblia é um tesouro muito precioso que Deus nos deixou. Vamos procurar?

Quando todas as Bíblias forem encontradas, coloque-as juntas. Peça para que olhem e leiam o trecho marcado em duas ou três Bíblias, e então finalize.

Assessor(a): a Bíblia é uma só, elas podem ter capas diferentes, editoras diferentes, mas a Palavra de Deus é igual em todas.

8.  Compromissos

§  Pessoal: Levar um desenho como pedido de alguém, e ler a leitura.

§  Comunitário: Convidar a família para ler e aprofundar juntos (Efésios 6:1-4)

§  Além-fronteiras: Rezar para que todas as crianças do mundo tenham uma grande amizade com Jesus através dos Evangelhos

9.  Oração Final

- Encerrar com uma Ave Maria e a oração da IAM.

10.  Despedida

- “Como o Pai me enviou também eu vos envio” (Jo 20, 21). “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações...” (Mt 28,19).


SUBSIDIO ASSESSOR(A)

 

A imagem de São Jerônimo revela aquilo de mais importante fez este grande santo. Seu trabalho, feito no Século IV é útil à Igreja e à humanidade até os dias de hoje. Por isso, as representações de São Jerônimo são cheias de símbolos. Vamos compreende-los.

·      A barba branca de São Jerônimo

A barba branca de São Jerônimo simboliza sua idade avançada, mas, principalmente, sua sabedoria. Ele faleceu em 30 de setembro de 420, aos 78 anos. Homem extremamente culto e sábio. Era poliglota e profundo conhecedor das línguas semíticas, principalmente o Hebraico, o aramaico e o grego. Foi secretário do Papa Dâmaso e ajudou a combater grande heresias. Fundou mosteiros para homens e mulheres na Terra Santa e traduziu a Bíblia das línguas originais para a língua falada pelo povo de então, o Latim. A braba branca de São Jerônimo representa toda esta bagagem.

·      O hábito marrom de São Jerônimo

O hábito marrom de São Jerônimo representa sua simplicidade e humildade de vida. Apesar de sua grande cultura, apesar de ter sido secretário do Papa e de ter frequentado a mais alta sociedade em Roma, São Jerônimo passou a maior pare de sua vida, 35 anos, vivendo numa caverna, fazendo suas traduções e dedicando-se à oração e à penitência. Vivia uma vida extremamente simples, tendo somente o necessário para viver.

 

·      O livro nas mãos de São Jerônimo

O livro nas mãos de São Jerônimo simboliza o título de doutor da Igreja, dado a ele por causa da importância dos escritos que ele deixou. Simboliza também sua grande cultura, conhecimento literário e seu conhecimento das Sagradas Escrituras.

·      A pena de São Jerônimo

A pena na mão direita de São Jerônimo simboliza todo o trabalho de tradução das Sagradas Escrituras que ele fez durante 35 anos. No seu tempo, as Sagradas Escrituras eram encontradas apenas em Hebraico e Grego. São Jerônimo traduziu tudo para o Latim, a língua falada pelo povo. Esta sua tradução foi chamada de 'Vulgata', que quer dizer 'comum' ou 'de uso comum'. Esta versão da Bíblia feita por São Jerônimo ultrapassou 1500 anos e é usada até hoje.

 

·      O Leão de São Jerônimo ' primeiro significado

O Leão ao lado de São Jerônimo tem dois significados. O Primeiro é o do próprio animal. Conta-se que, certo dia, quando São Jerônimo estava trabalhando na caverna com mais alguns monges, apareceu um leão com uma pata ferida. Todos fugiram, menos São Jerônimo, que foi até o animal e viu que sua pata estava cheia de espinhos. Rapidamente o santo ganhou a confiança do felino, tirou-lhe os espinhos e curou-lhe as feridas. A partir de então, o leão tornou-se um animal de estimação de São Jerônimo, acompanhando-o por todos os lugares.

 

·      O Leão de São Jerônimo ' segundo significado

O segundo significado do Leão de São Jerônimo é que este animal simboliza o próprio Jesus Cristo, por causa de sua majestade, força e serenidade. Jesus é chamado de o 'Leão da Tribo de Judá'. E isso tem tudo a ver com o trabalho de tradução das Sagradas Escrituras feito por São Jerônimo. Com efeito, Jesus Cristo é a própria Palavra de Deus personificada. Ele é o 'Verbo de Deus' como diz são João. Ao traduzir a Palavra de Deus para uma linguagem popular, São Jerônimo tornou a pessoa de Jesus mais acessível ao povo.

·      O crânio perto de São Jerônimo

O crânio perto de São Jerônimo, que aparece em algumas de suas representações, simboliza a morte para o mundo e para os prazeres mundanos e passageiros. São Jerônimo viveu esta realidade. Homem extremamente culto, professor, linguista, profundo conhecedor dos clássicos autores latinos, ele poderia se valer disso para ter uma vida cercada de luxo. Ao contrário, porém, escolheu viver a maior parte de sua vida dentro de uma caverna em Belém.

 

·      Oração a São Jerônimo

'Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens através dos séculos elas Sagradas Escrituras, e levastes o vosso servo São Jerônimo a dedicar sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia. São Jerônimo, iluminai e esclarecei a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as escrituras e se deem conta de que contradizem a religião católica e a própria Bíblia, porque eles se baseiam em princípios pagãos e supersticiosos. São Jerônimo, ajudai-nos a considerar os ensinamentos que nos vem da Bíblia, acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do vosso Pai expressa nas Sagradas escrituras. Amém. São Jerônimo, rogai por nós.'


TEMA: A BÍBLIA, LUZ PARA O CAMINHO DA MISSÃO

Lema: “Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho”. (Salmo 119:105)

   1.  Objetivo

- Fortalecer o conhecimento e o amor pela Palavra de Deus como guia para a missão.

- Incentivar as crianças e adolescentes a viverem a espiritualidade missionária iluminados pela Bíblia.

- Promover o engajamento na missão evangelizadora, inspirados pelos ensinamentos bíblicos.

2.  Preparação

- Preparar o ambiente com um altar com a bíblia em destaque, vela, um espaço para os tapetinhos das crianças e adolescentes, levar alguns para garantir caso algum participante não traga, deixar uma música bem calminha tocando.

- Mostrar às crianças como sentar-se numa posição relaxada, que facilite a oração, se for no chão, no tapetinho, com as perninhas cruzadas, ou da maneira que preferirem.

3.  Acolhida e Oração Inicial

- Comece com uma oração de acolhida, pedindo a presença do Espírito Santo.

- Cante uma música animada relacionada à Bíblia ou à missão.

4.  VAMOS FAZER TODOS JUNTOS!

- Por exemplo, escolhemos um texto que nos diz que o Reino de Deus pertence às crianças.

- Em nome do Pai...

Espírito Santo, abra meu coração ao amor de Jesus, me acompanhe por toda minha vida, ilumine minha inteligência para que eu entenda a Palavra e me faça obediente ao que o Senhor quer de mim. Amém

- Deixar um fundo com um cântico.

5.  Vivenciando a Palavra de Deus


Para refletir:

Assessor(a): Onde Jesus estava?

- O que Ele estava fazendo?

- Quem repreendia as pessoas que apresentavam crianças para que Jesus as tocasse?

- Quando Jesus viu, como Ele ficou? E o que Ele disse?

- O que Jesus fez depois?

(Acompanhe a meditação enquanto ouve a música tocando e falando a todos.)

- Quem me apresentou pra Jesus?

- Algo ou alguém atrapalha meu encontro com Jesus?

- Como me sinto ao saber que o Céu pertence às crianças?

- Alegra-me saber que Jesus me abraça e me abençoa?

 

6.  Atividade de Reflexão: “A minha Missão”

- Distribua materiais para que cada participante desenhe ou escreva como entende a missão que Deus tem para eles, inspirados pela Bíblia.

- Depois, cada um pode compartilhar com o grupo o que desenhou ou escreveu.

- Assessor(a) fala esta oração e as crianças repetem.

Obrigado, Senhor, por me amar, por me querer sempre pertinho do Senhor, por cuidar de mim e me abençoar! Quero mesmo depois de adulto ter um coração de criança, saber amar e perdoar, confiar e me entregar ao Senhor!

- Contemplar

- O que você aprendeu hoje?

- Como você pode dizer a outras crianças que Deus as ama e as chama pra ficar pertinho Dele?

- Repita muitas vezes, até ficar gravado em seu coração:

"Quem não receber como criança o Reino de Deus, nunca entrará nele."

7.  Compromissos

§  Pessoal: Rezar pelas crianças vítimas das guerras.

§  Comunitário: Ler com a família um texto bíblico.

§  Além-fronteiras: Rezar para as crianças dos cinco continentes que não conhece a Palavra de DEUS.

8.    Oração Final e Envio Missionário:

- Conclua o encontro com uma oração pedindo a Deus que abençoe todos para serem luzes no mundo, guiados pela Bíblia.

- Realize um gesto simbólico de envio, como levantar uma Bíblia e pedir que todos repitam juntos o lema do encontro.

9.    Despedida:

- Cante uma música de envio missionário, reforçando o compromisso de viver a missão com alegria e fé.


TEMA: A BÍBLIA E O CHAMADO PARA A MISSÃO

Lema: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16, 15)

1.  Objetivo

- Reconhecer a Bíblia como a fonte do chamado missionário.

- Inspirar as crianças e adolescentes a serem missionários que levam a Palavra de Deus a todos.

2.  Preparação

- Prepare o ambiente com as cores dos continentes, deixando espaço para Bíblia.

3.  Acolhida

- Recepção das crianças e adolescentes com uma música que fale sobre a missão e a Palavra de Deus.

- Acolher com a saudação da IAM.

- Questionar as crianças do tema, o que estamos aprendendo.

- Hoje nós vamos conhecer um pouquinho mais sobre a Bíblia.

- Oração inicial pedindo a Deus que abra seus corações para o chamado missionário.

- Acolher cantando e introduzir a Bíblia, passeando com ela entre as crianças. Link: https://youtu.be/7SUGCb_Hx2A

É como a chuva que lava

É como o fogo que arrasa

Tua palavra é assim

Não passa por mim sem deixar um sinal

4.  Motivação

- Quem nos chamou para a Missão?

Assessor(a): A Bíblia é a história do grande amor de Deus pelos homens, ela nos ilumina e fortalece nossos passos, para seguirmos o caminho do bem.

A palavra Bíblia vem da língua dos gregos e quer dizer: "coleção de livros", "Biblioteca",

Assessor(a): o que tem na biblioteca? um monte de livros.

A Bíblia se divide em duas partes: Antigo testamento e Novo Testamento. (mostrar a bíblia, o velho e novo testamento)

- Estas duas partes correspondem à s duas grandes etapas da história do Povo de Deus: a Antiga e a Nova Aliança.

- Antigo Testamento: Foi escrito antes da chegada de Jesus. É formado por 46 livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, etc.

- Novo Testamento: Foi escrito depois da chegada de Jesus. É formado por 27 livros: Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Cartas dos Apóstolos e o Apocalipse.

- MÚSICA: Padre Zezinho – Tua Palavra é assim, link: https://youtu.be/7SUGCb_Hx2A

É COMO A CHUVA QUE LAVA E COMO O FOGO QUE ARRASA TUA PALAVRA É ASSIM NÃO PASSA POR MIM SEM DEIXAR O SINAL

- Colocar a Bíblia no altar.

5.  Atividade 1: Introdução ao Tema

- Dinâmica: "Chamados pelo Nome"

- Colocar cartões com nomes de personagens bíblicos em uma caixa (ex.: Moisés, Maria, Paulo, Samuel).

- As crianças e adolescentes sorteiam um nome e compartilham como aquela pessoa respondeu ao chamado de Deus.

- Relacionar esses chamados bíblicos com o chamado missionário que cada um de nós recebe hoje.

6.  Vivenciando a Palavra de Deus


- Leitura do trecho onde Jesus envia os discípulos em missão.

7.  Partilhando a Vida

- O que Jesus pediu aos seus discípulos?

- Como nós, como missionários, podemos responder a esse chamado hoje?

- Como a Bíblia nos ajuda a entender e viver essa missão?

8.  Atividade 2: Trabalho em grupo

- Tema: "Missão em minha Comunidade"

- Dividir as crianças e adolescentes em grupos e pedir que pensem em maneiras práticas de levar a Palavra de Deus à sua comunidade (ex.: visitas, orações, partilhas).

- Cada grupo cria um plano de ação missionário inspirado na Bíblia, que poderá ser colocado em prática durante a semana.

9.  Atividade 3: Compromisso Missionário

- Dinâmica: "Pés em Movimento"

- Entregar a cada criança e adolescente um recorte em forma de pé.

- No pé, eles escrevem como irão levar a mensagem do evangelho às pessoas ao seu redor.

- Os recortes são colados em um painel formando um caminho, simbolizando o compromisso missionário de cada um.

10.  Compromissos

§  Pessoal: Procurar tratar bem todas as pessoas, assim como Jesus nos trata.

§  Comunitário: Fazer uma visita para alguém e ler um versículo da bíblia.

§  Além-fronteira: Rezar uma Ave Maria para os missionários que levam a palavra de Deus além fronteira

11.  Oração Final

- Oração espontânea onde as crianças e adolescentes agradecem a Deus pelo chamado missionário e pedem força para seguir a Palavra de Deus.

- Oração final ler na bíblia Lucas 11, 1e Mateus 6, 9.

1 Certo dia Jesus estava orando em determinado lugar. Tendo terminado, um dos seus discípulos lhe disse: "Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou aos discípulos dele".

9 Vocês, orem assim: "Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

12.  Despedida

- Convidar os participantes a rezar juntos com a mão elevada ao céu a oração que Jesus nos ensinou: Pai Nosso...

TEMA: A BÍBLIA NOS ENSINA A VIVER E CELEBRAR EM COMUNIDADE

Lema: “Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, eu estou no meio deles.” (Mateus 18, 20)

1.  Objetivo

- Entender a importância da vida em comunidade à luz da Bíblia.

- Inspirar as crianças e adolescentes a celebrar a fé juntos, seguindo os ensinamentos de Jesus.

2.  Acolhida

- Recepção das crianças e adolescentes com uma música que fale sobre a união e a presença de Deus entre nós.

3.  Oração Inicial

- Oração do Espírito Santo, pedindo por unidade e harmonia no grupo.

- Leitura de Mateus 18, 20, seguida de um breve momento de reflexão sobre a presença de Jesus quando estamos reunidos em seu nome.

- Oração: Jesus Mestre, vós dissestes:

“Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu aí estarei no meio deles”.

Ficai conosco, aqui reunidos para melhor meditar e comungar a vossa Palavra.

Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras.

Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis no vosso seguimento.

Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa, onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes de santidade e apostolado.

4.  Atividade 1: Introdução ao Tema

- Dinâmica: "A Rede de Comunhão"

- Entregar a cada criança e adolescente um pedaço de barbante.

- Pedir que formem um círculo e passem o barbante uns para os outros, criando uma teia enquanto dizem algo que apreciam em estar em grupo.

- Explicar que, assim como o barbante nos une, a Palavra de Deus nos conecta em comunidade.

5.  Vivenciando a Palavra de Deus

6.  Partilhando a Vida

1.    Qual é o verdadeiro valor do que oferecemos a Deus?

- Refletimos sobre as nossas ofertas e ações vêm do coração ou se são feitas apenas para cumprir uma obrigação ou para serem vistas pelos outros?

2.    Estamos dando a Deus do que nos sobra ou do que realmente nos custa?

- Até que ponto estamos dispostos a sacrificar nosso tempo, recursos ou conforto em prol de nossa fé e do próximo?

3.    Como podemos aplicar o exemplo da viúva pobre em nossa vida diária?

- Em que áreas de nossa vida podemos mostrar mais generosidade e confiança em Deus, mesmo quando parece difícil ou arriscado?

4.    Confio plenamente na providência de Deus como a viúva confiou?

- Estou disposto a dar tudo a Deus, acreditando que Ele cuidará de mim, mesmo quando as circunstâncias parecem incertas?

5.    Valorizo mais as grandes ações visíveis ou os pequenos atos de sacrifício e amor?

- Como posso mudar minha perspectiva para valorizar mais a intenção e o sacrifício do que a quantidade ou a grandiosidade?

6.    O que me impede de ser mais generoso com meu tempo, talentos e recursos?

- Existem medos ou inseguranças que me impedem de confiar mais em Deus e ser mais generoso?

7.  Ofertar as Moedinhas

- Rezar uma Ave maria para as crianças do mundo que passam necessidades.

8.  Atividade 2: Trabalho em Grupo

- Tema: "Celebrando Juntos"

- Dividir as crianças e adolescentes em grupos e pedir que criem uma pequena celebração baseada em um tema bíblico (ex.: o amor, a paz, a fraternidade).

- Cada grupo prepara uma parte da celebração: oração, cântico, leitura bíblica, gesto simbólico.

- Ao final, todos se reúnem para celebrar juntos, destacando a importância de vivermos a fé em comunidade.

 

9.  Atividade 3: Compromisso Missionário

- Dinâmica: "Caminhando Juntos"

- Cada criança e adolescente escreve em um papel como pode ajudar o grupo a se manter unido e celebrando a fé.

- Os papéis são colocados em uma cesta e, no final, cada um sorteia um compromisso para a semana, incentivando o cuidado e a atenção com a comunidade.

10.  Oração Final

- Oração espontânea onde as crianças e adolescentes pedem a Deus que os ajude a viver em união e a celebrar sempre juntos.

- Canto final: Uma música que celebre a unidade e a presença de Deus em meio ao grupo, reforçando a mensagem do encontro.

11.  Despedida

- O encontro encerra com uma bênção especial para o grupo, pedindo que Deus abençoe e fortaleça a comunidade, ajudando-a a viver e celebrar a fé com alegria e compromisso.

Download:

- A BÍBLIA: 1º Encontro Realidade Missionária

- A BÍBLIA: 2º Encontro Espiritualidade Missionária

- A BÍBLIA: 3º Encontro Compromisso Missionária

- A BÍBLIA: 4º Encontro Vida de Grupo - Celebrar




A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é uma Obra Pontifícia fundada em 19 de maio de 1843, por Dom Carlos Forbin-Janson. Presentes nos cinco continentes, as crianças e adolescentes missionários cultivam o espírito missionário universal, recitando uma Ave Maria por dia e doando um dinheiro por mês.