ENCONTRO: JESUS E AS CRIANÇAS


TEMA: JESUS E AS CRIANÇAS

1.  Preparação

- Preparar uma mesa com os símbolos da IAM, velas, cartaz da Campanha da Fraternidade, Bíblia e outros.

2.  Acolhida

- Acolher as crianças, e iniciar o encontro formando duplas para a dinâmica, um de frente para o outro mãos no ombro, pé direito com pé direito à frente:

Cantar: Esta é a dança é a dança da amizade é um pezinho para lá e para cá

hei! Levantar os braços

(movimentar pé direito pra frente e pra trás)

Esta é a dança é a dança da amizade é um pezinho para lá e para cá

Hei! Levantando os braços

Laialaialaia (bis)

Rodando com os braços enroscados um no outro

Soltar os braços e com as mãos pra cima gritar

Gritar: Jesus

Repetir a brincadeira fazendo grupo de 4 crianças, e por último uma roda com todos (pedir para que fiquem onde estão)

Gostaram da brincadeira? Pois é com essa alegria de ter a amizade de Jesus que nós vamos evangelizar, viver a alegria está no segundo compromisso de vida da IAM, com a mãozinha direita vamos fazer o sinal da cruz em nome do Pai filho e Espirito Santo AMÉM.

3.  Oração

- Gostaram da brincadeira? Pois é com essa alegria de ter a amizade de Jesus que nós vamos evangelizar, viver a alegria está no segundo compromisso de vida da IAM, com a mãozinha direita vamos fazer o sinal da cruz em nome do Pai filho e Espirito Santo AMEM e o SANTO ANJO DO SENHOR.

 

4.  Vivenciando a Palavra de Deus



Para refletir:

-Como estamos vendo, ouvindo e proclamando nossas vivências em comunidade?

-Estamos em comunhão de pensamento, vida e de modo a formar uma verdadeira comunidade com o Pai e seu filho Jesus Cristo?

 

Pedir para que repitam as frases da oração

Jesus, que minha fé pequena como eu, possa ser total;

Livre para aceitar a tua vontade; forte para anunciar o teu evangelho;

Alegre, para que me torne cada vez mais disponível ao teu serviço.

Dá-me fé de criança pura, sincera e humilde. Amém

5.  Compromissos

Compromisso Pessoal: Rezar a ave Maria pedindo a Jesus o Dom da fé.

Compromisso Comunitário: Testemunhar o amor relatado na atividade de hoje para alguém. Pode ser colegas, familiares ou alguém desconhecido que necessite de um testemunho de amor.

Compromisso além-fronteiras: rezar por todos os grupos do mundo, para que a luz de Jesus chegue a cada um deles, animando-os e dando-lhes força na caminhada.

6.  Oração Final

Uma ave-maria por todas as crianças e adolescentes do mundo, pedindo para cada vez mais, testemunharem o amor em missão. Rezemos juntos a oração da IAM.

 “Pela vossa Santa Infância, ó Jesus, compadecei-vos das pobres crianças e adolescentes que não vos conhecem; protegei-os e enviai muitos missionários para que elas vos conheçam e tenham vida em abundância. Amém.”

7.  Despedida

Cantar: “Amar como Jesus”.

- Entregar a ficha de inscrição da Infância e Adolescência Missionária para as crianças levarem e trazerem preenchidas e assinadas pelos pais e/ou responsáveis.

- Entregar o bilhete com bombom com os agradecimentos pela presença.


TEMA: JESUS E AS CRIANÇAS

       1.  Preparação

- Preparar bem o ambiente aonde ficará no momento do encontro. Espaço de silêncio e arrumado para esse encontro que será orante.

- Sugestão de usar a imagem de Jesus, Bíblia, flores, velas, cartaz da Jornada da Infância e Adolescência Missionária e Imagens de missionários(as) que com sua vida testemunham(ram) o Amor de Cristo e em todos os continentes.

       2.  Acolhida

- Acolher a todos com a saudação da IAM.

- Neste encontro apresentar o cartaz da 12ª Jornada da IAM. Ela tem como tema “IAM: com a força do espírito, testemunhas de Cristo”, e como lema o versículo 9 do capítulo 22 do evangelho de Mateus “Ide, convidai a todos para o banquete”. Que todos(as) se sintam bem e acolhidos!

       3.  Oração

- Iniciemos nosso encontro em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. De forma espontânea, coloquemos nossas intenções, pedidos ou agradecimentos. (Momento de oração espontânea). Rezemos também por todos os missionários(as) e adolescentes do mundo inteiro: Ave-Maria... De todos os adolescentes do mundo, sempre amigos!

- Sugestão: Oração (em forma de preces):

Todos: Jesus, meu amigo e companheiro, meu caminho e meu segredo, vem caminhar comigo!

. Pela Tua presença constante em nossas vidas!

. Por nos tornares Teus amigos e seguidores!

. Pelas crianças missionárias do mundo inteiro!

. Pelas crianças que ainda não Te conhecem!

(acrescentar outras.)

       4.  Vivenciando a Palavra de Deus


Para refletir:

O relato da apresentação das crianças a Jesus, inicialmente repreendidas pelos discípulos, fazem refletir no sentido de que as crianças também fazem parte da família, assim como os idosos, os doentes. Jesus lhes responde com a frase: "Deixem que as crianças venham a mim". As crianças também fazem parte da comunidade. Não só. Aqui a criança serve de exemplo não pela inocência ou pela perfeição moral. Ela é o símbolo do ser fraco, sem pretensões sociais: é simples, não tem poder nem ambições. Principalmente na sociedade do tempo de Jesus, a criança não era valorizada, não tinha nenhuma significação social. A criança é, portanto, o símbolo do pobre marginalizado, que está vazio de si mesmo, pronto para receber o reino. Elas são modelos de transparência, pureza, de abandono nas mãos do Pai. E Jesus pôs as mãos sobre elas, ou seja, as abençoou.

 

OLHA SO QUE LEGAL! Jesus disse que as crianças são muito importantes! Agora nós é que vamos conversar com ele, vamos fechar os olhos e imaginar Jesus bem juntinho de nós bem pertinho tão pertinho que vai ouvir o que nós queremos falar pra ele, (dar tempo) quantas crianças não sabe que Jesus é nosso melhor Amigo. Vamos pensar nas crianças que estão doentes... que passam fome.... que sofrem... pede pra Jesus ficar bem pertinho delas cuidar delas... dar um tempo para refletirem...


Pedir para que repitam as frases da oração

Jesus que minha fé pequena como eu, possa ser total;

livre para aceitar a tua vontade;

forte, para anunciar o teu evangelho;

alegre, para que me torne cada vez mais disponível.

Conclusão - Como é bom sentir o amor de Deus por nós. Como é bom sentir que temos a proteção de Jesus e seu cuidado de forma especial.

 

5.  Compromissos

Compromisso Pessoal: Ficar atento às necessidades dos colegas e tentar ajuda-los. Convidar outras crianças para participar da IAM.

Compromisso Comunitário: Manter-se bem informado sobre os acontecimentos que envolvem as pessoas em todos os continentes.

Compromisso além-fronteira: rezar uma Ave Maria todo dia para as crianças de todo o mundo que ainda não conhecem Jesus.

6.  Oração Final

Uma ave-maria por todas as crianças e adolescentes do mundo, pedindo para cada vez mais, testemunharem o amor em missão. Rezemos juntos a oração da IAM.

 “Pela vossa Santa Infância, ó Jesus, compadecei-vos das pobres crianças e adolescentes que não vos conhecem; protegei-os e enviai muitos missionários para que elas vos conheçam e tenham vida em abundância. Amém.”

7.  Despedida

Cantar:Amigos pela Fé - Anjos de Resgate”.


TEMA: JESUS E AS CRIANÇAS

1.  Preparação

- Preparar o local com a imagem de Jesus e Maria, Bíblia, cartaz da Jornada da Infância e Adolescência Missionária e convidar um missionário (padre, pároco, irmã) para contar seu testemunho missionário.

2.  Acolhida

- Acolher a todos com a saudação da IAM.

- Uma música de boas-vindas: “Meu Amigo, seja bem vindo.”

- Sugestão: espalhar frases que falam de amizade e cada criança irá ler.

3.  Oração

- Iniciemos nosso encontro em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Amigo Jesus, estamos reunidos em Teu nome, na certeza de que podemos contar com a Tua amizade. Ajuda-nos a ser fortes, para amar a todos e dá-nos coragem para que possamos falar de Ti aos nossos amigos. Amém.

 

4.  Vivenciando a Palavra de Deus

Há uma frase do Papa Leão XIII que diz: “a missão se faz com os joelhos dos que rezam, as mãos dos que ajudam e os pés dos que partem”

 

 

Para refletir:

. Quem eram os amigos de Jesus?

. Quem são nossos amigos?

. É bom ser amigo de Jesus? Por que?

5.  Compromissos

Compromisso Pessoal: Rezar pelas crianças que você conheceu nesse encontro.

Compromisso Comunitário: Falar com seus familiares ou colegas do grande amigo Jesus.

Compromisso além-fronteira: Rezar para que todas as crianças conheçam Jesus e aprendam a ser como Ele.

6.  Lembrete

O próximo encontro é Vida de Grupo – Celebrar. Fazer um convite para um passeio para conhecer e observar a Igreja. Marcar um local para preparar para o próximo encontro uma mesa com banquete (pode ser lanche compartilhado) e comentar sobre o Cartaz da Campanha da Fraternidade.

7.  Oração Final

Como é bom dar nosso testemunho de amor! Rezemos uma Ave-Maria por todos os/as missionários/as que dia a dia testemunham com sua vida.

Rezemos também uma Ave-Maria por todos os/as adolescentes do mundo inteiro, para que conheçam a alegria de ser amigo/a de Jesus.

8.  Despedida

Cantar:Abençoa, Senhor, meus amigos – Pe. Zezinho”.

TEMA: JESUS E AS CRIANÇAS

1.  Preparação

- Preparar a mesa com comida para celebrar no final do encontro com as crianças e adolescentes.

2.  Acolhida

- Acolher com alegria todas as crianças, cantando o Hino da Infância e Adolescência Missionária (no local diferente do banquete). 

3.  Motivação

- Começar conversando sobre o passeio à Igreja para conhecer a casa de Jesus, mostrando cada detalhe e a história que a igreja transmite para as crianças e adolescentes.

4.  Oração

- Senhor Jesus, neste encontro pedimos a benção e a proteção para nossos amigos. Queremos estar unidos com todas as crianças do mundo, principalmente aquelas que ainda não conhecem a mensagem do amor. Dá-nos sempre um coração missionário.

5.  Vivenciando a Casa de Deus

Quando levando crianças para visitar uma igreja, é importante adaptar a experiência para que seja educativa e significativa para elas. Aqui estão algumas coisas que você pode mostrar e explicar às crianças durante a visita à igreja:

1.     Arquitetura e Simbolismo: Explique os diferentes elementos arquitetônicos da igreja, como o altar, o ambão, o sacrário, os vitrais e as imagens dos santos. Discuta o significado por trás desses elementos e como eles são usados ​​na prática da fé católica.

2.     História da Igreja: Compartilhe informações sobre a história da igreja que estão visitando, incluindo quando foi construída, quem a fundou e quais eventos importantes ocorreram lá ao longo dos anos.

3.     Sacramentos: Se a igreja permitir, você pode mostrar os espaços onde são celebrados os sacramentos, como o batistério para o batismo e a capela para a Eucaristia. Explique o significado de cada sacramento e como eles são importantes para os católicos.

4.     Oração e Meditação: Encoraje as crianças a passarem um momento em silêncio para orar ou meditar. Explique que a igreja é um lugar de paz e tranquilidade, onde as pessoas vêm para se conectar com Deus.

5.     Histórias Bíblicas: Se houver representações artísticas de histórias bíblicas na igreja, como pinturas ou esculturas, conte essas histórias às crianças e discuta seu significado espiritual.

6.     Participação na Liturgia: Se possível, participe de uma parte da liturgia da igreja, como a recitação de uma oração, a leitura de um trecho da Bíblia ou a observação da preparação do altar para a missa.

7.     Perguntas e Respostas: Esteja aberto para responder às perguntas das crianças e encoraje-as a compartilhar suas próprias percepções e pensamentos sobre a visita à igreja.

Ao mostrar essas coisas às crianças e envolvê-las na experiência de visitar uma igreja, você pode ajudá-las a desenvolver uma compreensão mais profunda da fé católica e a apreciar a beleza e a importância dos espaços sagrados.

- Após a visita à Igreja levar as crianças e adolescentes para participar do momento do banquete.

6.  Compromissos

Compromisso Pessoal: Rezar pelas crianças que você conheceu nesse encontro.

Compromisso Comunitário: Falar com seus familiares ou colegas do grande amigo Jesus.

Compromisso além-fronteiras: Rezar para que todas as crianças conheçam Jesus e aprendam a ser como Ele.

7.  Oração Final

De mãos dadas, cantar juntos: “De todas as crianças do mundo, somos sempre amigos. Com o coração de Teresa e o amor de Francisco...”

8.  Confraternização

- Partilha dos lanches.

9.  Despedida

A amizade é um dom precioso, mas só sobrevive se houver cultivo. Portanto cultive os seus amigos.

Download

- JESUS E AS CRIANÇAS: 1º Encontro Realidade Missionária

- JESUS E AS CRIANÇAS: 2º Encontro Espiritualidade Missionária

- JESUS E AS CRIANÇAS: 3º Encontro Compromisso Missionária

- JESUS E AS CRIANÇAS: 4º Encontro Vida de Grupo - Celebrar


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é uma Obra Pontifícia fundada em 19 de maio de 1843, por Dom Carlos Forbin-Janson. Presentes nos cinco continentes, as crianças e adolescentes missionários cultivam o espírito missionário universal, recitando uma Ave Maria por dia e doando um dinheiro por mês.