Vamos coroar Nossa Senhora?


Um dos compromissos da Infância e Adolescência Missionária é "tornar Nossa Senhora, a mãe de todos os povos, conhecida e amada". As nossas práticas - a oração diária da Ave-Maria pelas crianças do mundo e do Terço Missionário -, nos levam a concretizar este compromisso. Contudo, este movimento se intensifica em nossa vida comunitária ao longo do mês de maio, por tradição, mês mariano.

Na piedade popular, nossas comunidades e famílias tem o costume realizar momentos de terço, novenas, ladainhas e a coroação de Nossa Senhora, sobretudo, no encerramento do mês, no dia 31, quando se recorda, liturgicamente, a visitação de Maria à sua prima Isabel (cf. Lc 1,39-56). Em tempos antigos, o mês de maio estava ligado a comemorações pagãs relativas à primavera e, a partir da Idade Média, essas comemorações dão lugar a homenagens a Maria, que ganham bastante vigor no período barroco: em Maria Santíssima, temos a floração da Vida Nova, o Cristo, que nos resgata em seu amor.

Que tal reunir a família nesta semana e, encerrando o mês mariano e as celebração da 10ª Jornada Nacional da IAM fazer a coroação de Nossa Senhora em casa?

Para organizar esse momento especial, é simples: prepare um pequeno oratório, onde ficará uma imagem de Nossa Senhora que você tenha em casa. Reúna a família na sala ou em algum espaço da sua casa; em seguida, leia esta pequena introdução:

"Como sinal concreto do compromisso de 'tornar Nossa Senhora, a mãe de todos os povos, conhecida e amada' e encerrando este mês à ela dedicada, queremos realizar este momento de oração. Maria, é sinal do amor de Deus e nos faz descobrir que a força que temos vem do céu. Ela nos ensina que a alegria verdadeira é amar o que é de Deus e sempre fazer vontade de Jesus."

Aproveite este momento para conversar um pouco: Como podemos fazer a vontade de Deus a exemplo de Maria? Como podemos tornar Nossa Senhora conhecida e amada em nossa casa, na escola e em nossa comunidade?

No final do nosso diálogo podemos ficar de pé para cantar. Podemos fazer gestos, assim a participação fica mais concreta. Sugestão de música: 'Mãezinha do Céu'.

Leia um pequeno trecho bíblico (João 19, 26-27) e reflita, explicando que Ela é nossa Mãe e está sempre pronta a nos ajudar, intercedendo por nós junto ao seu filho Jesus.

"Como nossa Mãe, Ela está sempre atenta para nos proteger e nos ajudar a ficar sempre perto de Jesus, seguindo seus ensinamentos. Em nossas orações, podemos e devemos pedir sempre a proteção da Mãezinha do Céu. Peçamos para que ela cuide da nossa vida, da nossa família e nos ajude a fazer tudo com alegria e amor."

Reze agora uma dezena do terço missionário, pedindo pela sua família e pelas crianças, adolescentes e famílias do Brasil e de todo o mundo.

Vamos coroar!

"É chegado o momento de coroarmos Maria, Nossa Senhora (diga o nome da imagem de devoção da sua família). Ela é a nossa Rainha, porque é a Mãe de Jesus e sempre soube ser sinal de Deus, e nos ajuda a também sermos sinal de Deus na nossa família, com os nossos amigos, na nossa escola, no nosso grupo de IAM e em qualquer lugar que estejamos."

Enquanto se canta, as crianças podem coroar a imagem de Nossa Senhora; se a imagem não tiver uma coroa, vocês podem produzir em conjunto, utilizando flores ou papel. Sugestão de música para coroação: 'Nós te coroamos' ou 'Perfeito é quem te criou'.

Terminada a coroação, reze a oração:

"Maria, nossa Mãe, sempre tiveste confiança nas crianças e as fizeste mensageiras do amor de Jesus para a humanidade. Acolhe as alegrias, as dores e as esperanças das crianças do mundo. Abre os seus corações aos sentimentos de amor, de paz e de fraternidade. Acompanha a vida dos pequenos, dos fracos, dos marginalizados, com a tua ternura de Mãe. Conduz todas as crianças do mundo pelas veredas da esperança, onde brilha a luz do Evangelho. Amém."

De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é uma Obra Pontifícia fundada em 19 de maio de 1843, por Dom Carlos Forbin-Janson. Presentes nos cinco continentes, as crianças e adolescentes missionários cultivam o espírito missionário universal, recitando uma Ave Maria por dia e doando um dinheiro por mês.