Menina síria de 8 anos comove o mundo com seus desenhos sobre o drama dos refugiados


O refúgio de Shaharzad Hassan, de 8 anos, está nos desenhos. Pelo menos, é por meio da representação do que viveu que a menina consegue descrever uma das maiores crises de refugiados que o mundo já assistiu. Ela é uma das mais de 40 mil pessoas, entre adultos e crianças, que precisaram deixar suas casas em Aleppo, na Síria, por conta da guerra civil no local e seguiram em busca de segurança e esperança.

Seus desenhos foram registrados pelo fotógrafo Matt Cardy da agência Getty Images, no campo de refugiados em Idomeni, na Grécia, fronteira com Macedônia. O país foi um dos principais destinos dos refugiados sírios durante o ano de 2016.

Com canetinha e papel, Shaharzad conta a história de 18 meses de fuga até a chegada à Europa. São registros de fome, caos, violência e da triste realidade de refugiados que ficaram presos nas fronteiras ou instalados em campos improvisados e precários.

Abaixo a sequencia de desenhos realizados por Shaharzad:

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é uma Obra Pontifícia fundada em 19 de maio de 1843, por Dom Carlos Forbin-Janson. Presentes nos cinco continentes, as crianças e adolescentes missionários cultivam o espírito missionário universal, recitando uma Ave Maria por dia e doando um dinheiro por mês.