Grupos de IAM da Venezuela celebram sua Jornada Nacional


No dia 30 de janeiro as Pontifícias Obras Missionárias (POM) da Venezuela, através dos serviços da Infância e Adolescência Missionária, realizaram nas diversas dioceses do país o Dia Nacional da Infância e Adolescência Missionária.

Com atividades desenvolvidas a partir do material elaborado em nível nacional e adaptado de acordo com a realidade de cada região do país, milhares de crianças e adolescentes comemoraram este dia concebido com o objetivo de aprofundar o sentido missionário à luz do testemunho de Paulina Jaricot, todos com as devidas medidas de biossegurança necessárias para proteger a saúde dos participantes.

Paulina Jaricot, jovem francesa de Lyon e fundadora da Obra Propagação da Fé que tinha como objetivo reunir cristãos para rezar e colaborar com as necessidades missionárias do mundo, rapidamente se espalhou por todos os continentes e lança as bases para a celebração do Dia Mundial das Missões.

“Este dia foi, sem dúvida, um raio de esperança e alegria para nossa Igreja e nosso país em meio a esta situação de pandemia que nos cobriu de medo e desespero”, disse Efrén Chirinos, Responsável Nacional do IAM na Venezuela.

“Durante o mês de janeiro, os grupos da Infância Missionária realizaram atividades de Espiritualidade, como Centelha do Amor (Adoração Eucarística), Rosário Missionário Vivo (Compromisso), Celebrações Eucarísticas e atividades recreativas e culturais, encerrando o mês com o dia onde a cooperação missionária se torna visível e palpável em suas três dimensões: com oração, com apoio financeiro e com a consagração e renovação dos compromissos missionários”, explicou Chirinos.

O lema escolhido para este dia foi "Como Paulina Jaricot, somos testemunhas de Jesus na missão", inspirado na citação bíblica Atos 1,8, "mas recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e vocês serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”, e também serviu como preparação para a próxima beatificação de Jaricot em 22 de maio deste ano.

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é uma Obra Pontifícia fundada em 19 de maio de 1843, por Dom Carlos Forbin-Janson. Presentes nos cinco continentes, as crianças e adolescentes missionários cultivam o espírito missionário universal, recitando uma Ave Maria por dia e doando um dinheiro por mês.