Dinâmica dos Corações Conectados



Material necessário: pedaços de fitas coloridas com 40 cm de comprimento, podem ser de tecido, de plástico, ou aquelas para presentes, será melhor se tiverem ao menos 1 cm da largura. Fica interessante se forem de cores diferentes, mas também podem ser todas da mesma cor. O número de fitas deve ser igual à metade do número de catequizandos. Ex: se você tem 20 catequizandos, precisa de 10 pedaços de fita. Caso você tenha 21 catequizandos, vai precisar de 11 pedaços de fita e, nesse caso, você deverá participar junto da dinâmica para formar 11 pares.

Se houver possibilidade, tenha também um equipamento de som para tocar uma música durante a dinâmica. Caso não seja possível, ou se você tiver que participar para forma um par, tenha um apito.

Preparação:
Prepare o ambiente do local do encontro como de costume, mas organizando as cadeiras em círculo ou semicírculo, deixando um grande espaço no centro.
1- Acolha os catequizandos dando-lhes as boas vindas e faça a oração inicial.
2- Depois que todos estiverem sentados, distribua as fitas pelo chão, deixando algum espaço entre elas para que se possa andar entre elas.
3- Explique aos catequizandos que eles deverão andar pela sala aleatoriamente, sem pisar nas fitas, enquanto a música tocar (ou até que você apite, se não tiver a música). Quando você parar a música, ou quando apitar, eles devem parar e se colocar em uma das pontas da fita que estiver mais próxima. Cada fita tem duas pontas, portanto deve haver uma pessoa em cada ponta.
4- Cada um pega a ponta da fita que escolheu, do lado em que está, e aproxima essa ponta do seu coração, segurando ela encostada no coração.
5- Nesse momento, vão olhar para quem está do outro lado da fita, e que também encostou a outra ponta no coração. Então, cada um vai respirar lenta e profundamente por duas vezes, imaginando que está recebendo, junto com o ar que respira, a luz de Jesus e que ela está iluminando seu coração. Ao final da segunda respiração, as duas pessoas se olham nos olhos e falam juntas: “Estou conectada ao seu coração e Jesus está conosco”.
6- Depois cada uma dá as boas-vindas à outra e lhe deseja uma boa caminhada de fé na catequese.
7- Em seguida, o catequista dá novo sinal para colocarem a fita novamente no chão e voltarem a caminhar, até que mais uma vez a música pare ou soe o apito, quando pegarão outra fita e repetirão tudo o que fizeram anteriormente.
8- Repetir essa sequência com as fitas algumas vezes, cinco ou seis vezes.
9- Após a última vez, pedir que todos voltem ao seu lugar, deixando as fitas no chão, onde estavam.
10- Pedir que observem as fitas que estão no chão, perguntando o que elas simbolizam e também como foi encontrar e se conectar simbolicamente com as pessoas. É importante valorizar o símbolo da ligação fraterna que existe entre as pessoas, pois todos são filhos do mesmo Pai, irmãos de Jesus Cristo.
11- Leia o texto bíblico: Rm 12,10-16 – explique a eles que é assim que deve viver aqueles que têm a luz de Jesus no coração e caminham iluminados por essa luz.

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é uma Obra Pontifícia fundada em 19 de maio de 1843, por Dom Carlos Forbin-Janson. Presentes nos cinco continentes, as crianças e adolescentes missionários cultivam o espírito missionário universal, recitando uma Ave Maria por dia e doando um dinheiro por mês.