Conheça os nomes dos 22 missionários católicos assassinados em 2021

Ao longo de 2021, foram assassinados 22 missionários católicos, sendo treze sacerdotes, um religioso, duas religiosas e seis leigos. Mas atenção: estes números se referem somente aos missionários, ou seja, àqueles que estavam especificamente realizando missões de evangelização no mundo. O número de padres, freiras, religiosos e catequistas católicos assassinados em 2021, tragicamente, é muito maior que 22.

De acordo com informações da agência Fides, o serviço de notícias das Obras Missionárias Pontifícias, estes são os nomes dos 22 missionários católicos mortos em 2021:

ÁFRICA
Angola
- Pe. Manuel Ubaldo Jáuregui Vega, colombiano, do Instituto de Missões Estrangeiras de Yarumal. Morto em Luanda no dia 7 de março, durante agressão após um acidente de trânsito.

Nigéria
- Pe. John Gbakaan Yaji, pároco de Gulu, morto em 15 de janeiro por bandidos armados que o sequestraram usando seu próprio carro. O corpo foi encontrado amarrado a uma árvore.
- Pe. Ferdinand Fanen Ngugban, morto em 30 de março, Terça-Feira Santa, durante ataque armado a uma igreja da diocese de Katsina. Outras seis pessoas foram mortas.
- Pe. Alphonsus Bello, sequestrado na diocese de Sokoto e assassinado em 20 de maio. Seu corpo foi achado abandonado em uma fazenda.
- Pe. Luke Adeleke, da diocese de Abeokuta, assassinado aos 38 anos em plena véspera de Natal, quando voltava para casa depois de celebrar a Missa do Galo.

BurkinaFaso
- Pe. Rodrigue Sanon, da diocese de Banfora, sequestrado em 19 de janeiro e encontrado morto dois dias depois, na mata.

República Centro-Africana
- Omer Dalyom Dallet, missionário assassinado em 5 de maio enquanto se dirigia até o hospital em que sua irmã estava internada.

Sudão do Sul
- Irmãs Mary Daniel Abut e Regina Roba, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, assassinadas em 16 de agosto na rodovia Juba-Nimule, durante emboscada realizada por bandidos armados.
- Peter Bata, catequista e missionário, assassinado com outras vítimas em 26 de outubro, durante assalto por bandidos armados à paróquia de Mupoi.

Uganda
- Pe. Joshephat Kasambula, assassinado em 18 de agosto por um dependente químico.

AMÉRICA
Venezuela
- Irmão Luigi Manganiello, da congregação lassalista, assassinado por ladrões durante assalto a uma escola de Barquisimeto, em 6 de janeiro.
México
- Pe. Gumersindo Cortés González, de 63 anos, encontrado morto em 27 de março após vários dias sequestrado, no estado de Guanajuato.
- Pe. Juan Antonio Orozco Alvarado, franciscano, pároco no estado de Zacatecas, assassinado durante troca de tiros entre facções criminosas enquanto se dirigia a uma igreja para celebrar a Santa Missa.
- Simón Pedro Pérez López, indígena tzozil e catequista da diocese de San Cristóbal de las Casas, assassinado em 5 de julho por um motociclista desconhecido que lhe disparou contra a cabeça.
- Pe. José Guadalupe Popoca, assassinado em 31 de agosto na paróquia de São Nicolau de Bari, no estado de Morelos.

Peru
- Nadia de Munari, missionária italiana de 50 anos, em 24 de abril, após ser atacada e violentamente agredida dentro de casa.

Haiti
- Pe. André Sylvestre, de 70 anos, morto a tiros em Cap Haitien no dia 6 de setembro por uma quadrilha de motociclistas enquanto saía de um banco.

ÁSIA
Filipinas
- Pe. Rene Bayang Regalado, 42 anos, da diocese de Malaybalay, assassinado a tiros por um desconhecido em 25 de janeiro.

Mianmar
- Alfred Ludo e Patrick Bo Reh, ambos de 18 anos, assassinados em 27 de maio enquanto prestavam ajuda humanitária a pessoas que fugiam do conflito armado entre o exército e forças populares rebeldes.

EUROPA
França
- Pe. Olivier Maire, superior provincial dos Missionários Montfortinos (Companhia de Maria), em 9 de agosto, segundo informações da diocese de Luçon, confirmadas pelo Ministério do Interior.

FONTE: Aleteia

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é uma Obra Pontifícia fundada em 19 de maio de 1843, por Dom Carlos Forbin-Janson. Presentes nos cinco continentes, as crianças e adolescentes missionários cultivam o espírito missionário universal, recitando uma Ave Maria por dia e doando um dinheiro por mês.