COMO LER A BÍBLIA?

Como ler a Bíblia? Guia visual, passo a passo

Talvez tenha pensado, como eu, que teve um desejo imenso de começar a ler a Bíblia, mesmo feito um horário planejado, realizado um cálculo e animado percebe que em apenas um ano terminaria de ler este livro tão amado por nós: As Sagradas Escrituras. E assim, com todo o desejo, você começa, parágrafo por parágrafo, e de repente ou não entende ou literalmente morre tentando.

Certamente tem que ler a Bíblia, mas não de qualquer maneira. Nela encontra a Palavra de Deus, a verdade que iluminará não apenas nossa inteligência, mas a própria vida. É o tesouro que guarda os bens mais preciosos para o ser humano, mas para que esses bens deem fruto é necessário lê-lo primeiro, aberto à ação do Espírito Santo, com o coração pronto para o diálogo com Deus e com a humildade necessária para reconhecer que não podemos compreender tudo e que precisamos de ajuda e conselhos.

A Bíblia é lida com espírito de oração. Se você deseja encontrar sua própria maneira de orar e mergulhar na Palavra de Deus.

Dito isso, aqui está um breve guia para ler a Bíblia que acho que pode ser útil, especialmente para começar.

1. Leia com um propósito

Por que lemos a Bíblia? Os motivos podem ser inúmeros, desde uma simples curiosidade até ao motivo principal: um encontro sincero com Deus. Origens, Pai da Igreja, nos ensina que existem diferentes dimensões no sentido das Escrituras, fala de um sentido literal, um sentido moral e um sentido espiritual. É preciso não perder de vista nenhum. O sentido literal nos ajudará a nos colocar em contexto, o sentido moral nos diz o que devemos fazer para viver a Palavra e o sentido espiritual nos orienta para um encontro pessoal com o Espírito de Deus que nos fala de Cristo. Essa é a chave, toda escrita sagrada nos conduz a Cristo.

2. Leia à luz do magistério

Não se trata de que a Bíblia seja uma leitura proibida, longe disso, mas se a lermos à mercê de nossos próprios critérios, não entenderemos e podemos nos confundir. É importante lê-la em sintonia com o magistério da Igreja. O Papa Bento XVI já nos disse que “não podemos ler as Escrituras sozinhos, porque encontramos muitas portas fechadas e cometemos erros. A Bíblia foi escrita pelo Povo de Deus e para o Povo de Deus. Só nesta comunhão com o Povo de Deus podemos entrar realmente com o “nós” no núcleo da verdade que o próprio Deus nos quer dizer”. É por isso que é muito útil ler Bíblias que contêm comentários.

3. Saiba como está estruturado

Encontrar a Bíblia é encontrar uma biblioteca com 73 livros. Isso não é algo simples como podemos ver. Antes de começar é importante que saiba que se divide em duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. O AT explica a criação do mundo, o chamado de Abraão e a história do povo de Israel. Também inclui os chamados livros proféticos e de sabedoria. O Novo Testamento nos fala sobre a vida e morte de nosso Senhor Jesus, a vida dos primeiros cristãos e as cartas dos apóstolos. Observe o índice analítico, verifique como está estruturado, como as notas estão organizadas e qual livro segue o próximo. Também pode dar uma olhada na escrita cronológica, para poder se localizar no espaço e no tempo do livro escrito. Isso é importante porque é algo como reconhecer o terreno, quando entra em uma enorme biblioteca e está reconhecendo em quais lugares os livros foram localizados e para quais temas. Desta forma, será cada vez mais fácil localizar-se e encontrar os temas que procura.

4. Siga uma ordem de leitura

A Bíblia é um daqueles livros "mágicos" em que não começa necessariamente com a primeira página. A verdade é que não existe uma forma ou ordem "obrigatória" de leitura. No entanto, há muitas pessoas que começam com Gênesis e depois de um tempo acabam abandonando a leitura (e muitas vezes não voltam), seja porque fica pesado, seja porque não entenderam nada. Se vai lê-la pela primeira vez e quer encontrar um uso e um significado melhor, os ensinamentos coincidem que é melhor começar com o Novo Testamento e seguir esta ordem. Pode parecer estranho começar pela primeira Carta de São João, aqui dou uma pista: esta carta é realmente uma boa notícia, a carta de São João foi escrita com o intuito de comunicar aos homens que Cristo nos salvou, que seu amor é infinito e ele vive para sempre. Que lindo começar a ler um livro que não conta qualquer história, mas conta a sua história e que essa história é uma verdadeira história de amor.

Plano de leitura do Novo Testamento:

1ª Carta de São João, Evangelho de São João, Evangelho de São Marcos, As cartas de São Paulo: Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1ª e 2ª Tessalonicenses, 1ª e 2ª Timóteo, Tito, Filemom; Evangelho de São Lucas, Atos dos Apóstolos, Carta aos Romanos, Evangelho de São Mateus, 1ª e 2ª Carta aos Coríntios, Hebreus,  Carta de Tiago,  1ª e 2ª Carta de São Pedro,  2ª e 3ª Carta de São João,  Carta de São Judas,  Apocalipse.

Plano de leitura do Antigo Testamento:

Gênesis, Êxodo, Números, Josué, Juízes, 1º Samuel, 2º Samuel, 1º Reis, 2º Reis, Amós, Oséias, Isaías (1-39), Miquéias, Naum, Sofonias, Habacuque, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Obadias, Isaías (40-55), 1ª Crônicas, 2ª Crônicas, Esdras, Neemias, Ageu, Zacarias, Isaías (56-66), Malaquias, Joel, Jonas, Rute, Tobias, Judite, Ester, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Jó, Eclesiastes, 1º Macabeus, 2º Macabeus, Baruch, Daniel, Sabedoria, Levítico, Deuteronômio.

5. Recursos

Existem muitas edições e várias opções. Na era digital, existem várias, mas isso é muito bom pelos comentários e pela forma amigável de leitura. Realize e uma pesquisa e veja o quanto podemos aprender.

Fonte: CatholicLink

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é uma Obra Pontifícia fundada em 19 de maio de 1843, por Dom Carlos Forbin-Janson. Presentes nos cinco continentes, as crianças e adolescentes missionários cultivam o espírito missionário universal, recitando uma Ave Maria por dia e doando um dinheiro por mês.