Páscoa

Como viver a Páscoa em casa? Uma ideia criativa para todos os dias

Esta Páscoa em casa será única. E gostaria de começar este post com as palavras do Papa Francisco em sua mensagem ao povo italiano e ao mundo inteiro no início desta Semana Santa, onde nos disse com razão: “Embora estejamos isolados, o pensamento e o espírito podem ir longe com a criatividade do amor. É o que é necessário hoje: a criatividade do amor.”

Levando muito a sério suas palavras, nos preparamos para viver uma Semana Santa em casa, na qual, desta vez, todos carregamos tangivelmente nossa cruz. É um momento diferente da história, em que desde o confinamento nos encontramos mais unidos do que nunca.

Valorizar o que temos, o que tínhamos como certo e os sonhos que batem forte em nossos corações. Hoje, mais do que nunca, podemos vislumbrar a luz infinita da ressurreição após a dor e as trevas da morte.

Para o povo de Deus, a Semana Santa é o período litúrgico mais importante. Muitos de nós queríamos saber o que fazer. Nenhum de nós parecia suficiente seguir as liturgias na televisão e se contentar apenas com o que não podemos tocar.

A igreja doméstica, através das redes sociais, fez-se sentir e a criatividade do amor saiu ao encontro. Deixamos aqui algumas ideias de como participar nas celebrações da Semana Santa, em casa, com recolhimento, em família e com fervor.

1. Domingo de Ramos

 

Neste domingo, milhões de portas em todo o mundo serão enfeitadas com um ramo ou com um desenho de uma criança. Comemorando a entrada de Jesus em nossas vidas, uma entrada triunfante. Que permaneça, desta vez sem esquecer.

2. Quinta-feira Santa

 

Vá em frente e faça o lava-pés em família, pode ser uma atividade em que todos se envolvam. A próxima ideia de que você goste mais, atrevo-me a sugerir levar o chef ou confeiteiro dentro de nós e preparar o pão. Talvez acompanhados pelos mais pequenos enquanto contamos as lindas histórias de amizade e de amor de Jesus.

E assim como Ele fez com Seus apóstolos, divida o pão entre nós. Um simples símbolo do pão eucarístico que desta vez não poderemos receber pessoalmente. Leia a passagem da instituição da Eucaristia (Jo 13,1-15) ao abençoar a comida antes de jantar em família.

Outra ideia é conversar com a família sobre a bela vocação sacerdotal, o grande dom que são os nossos sacerdotes e a grande necessidade que temos deles.

3. Sexta Feira Santa

 

Às três da tarde, medite um pouco sobre a leitura da Paixão (Mt 27), você pode fazê-lo em frente a uma cruz ou em frente ao altar que você tem em casa. Novamente a cruz nas portas de nossas casas. Cristo morreu e levou consigo a dor das nossas faltas, dos nossos sofrimentos.

Nossos filhos podem ser grandes aliados para nos ajudar a preparar a Via-Sacra em casa. Explique o que acontece em cada estação e peça que façam desenhos ou reconstruam a cena com as que já têm em casa. Juntos, eles podem acompanhar o Senhor junto com Maria no caminho para o Calvário.

4. Sábado Santo

 

O silêncio hoje em dia não nos parece estranho, tornou-se quase natural. Mas neste Sábado Santo pode experimentar um pouco mais e evitar televisão, música e videogames (se houver crianças).

Para este dia, você pode desligar todas as luzes da casa e acender algumas velas quando a noite chegar. Acenda-os para lembrá-lo de que o sol nasce ao amanhecer e que a luz de Cristo nunca para de brilhar. Faça uma reflexão ou medite sobre uma oração que lhe permita lembrar a dor que nosso Senhor viveu na cruz.

Já que estamos separados de nossos entes queridos, encorajo-vos a rezar o Santo Rosário juntos através de uma chamada de vídeo, Zoom ou Skype. Este pode ser um espaço muito agradável para que todos se sintam mais unidos nesta Páscoa.

5. Domingo de Páscoa da Ressurreição


A tumba está vazia. Decoremos a casa com um pano branco sobre a mesa, uma vela e o crucifixo, cantemos juntos o Aleluia e meditemos sobre a passagem da Ressurreição (Jo 20,1-9).

Celebremos em família e com a comunidade através das redes sociais a imensa alegria de saber que somos salvos, filhos de Deus. Jesus ressuscitou!  🙌🏻

Fonte: CatholicLink

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é uma Obra Pontifícia fundada em 19 de maio de 1843, por Dom Carlos Forbin-Janson. Presentes nos cinco continentes, as crianças e adolescentes missionários cultivam o espírito missionário universal, recitando uma Ave Maria por dia e doando um dinheiro por mês.