A morte de São José

A morte de São José: sabe-se como, quando e onde morreu?

A Bíblia Sagrada não faz nenhuma referência específica à morte de São José, mas alguns santos fizeram interessantes inferências sobre isso.

São José é, depois da Bem-Aventurada Virgem Maria, o santo que mais espaço ocupa no Magistério da Igreja Católica, apesar de poucas referências a ele na Bíblia.

De São José , podemos localizar pouco mais de uma dúzia de passagens bíblicas em que aparece nas Sagradas Escrituras.

Passagens bíblicas em que São José aparece

1. Foi um carpinteiro humilde (Mt 13,55).

2. Estava noivo da Virgem Maria (Mt 1,18; Lc 1,27)

3. Foi um homem justo e trabalhador (Mt 1,19)

4. Foi obediente à vontade de Deus (Lc 2,22.27.39)

5. Teve quatro sonhos (Mt 1.20; 2.13.19.22).

6. Viu nascer o Messias numa manjedoura (Lc 2,7).

7. Testemunhou a adoração dos pastores (Lc 2,8-20)

8. E também da adoração dos Magos (Mt 2,1-12)

9. Assumiu com coragem a paternidade de Jesus (Mt 1:21)

10. Ouviu a profecia que Simeão fez sobre Jesus e Maria (Lc 2,22-35).

11. Para proteger Jesus de Herodes, viveu no Egito como estrangeiro (Mt 2, 13-18).

12. De volta à sua terra, viveu escondido em Nazaré, na Galiléia (Jo 7,52; 1,46)

13. Durante uma peregrinação a Jerusalém, a Virgem e ele perderam Jesus; depois o encontraram no templo discutindo com os doutores da lei (Lc 2,41-50).

Como podemos ver nas citações bíblicas, dos quatro evangelistas, apenas Lucas e Mateus se referem a São José, mas nada dizem sobre como, quando e onde São José morreu.

Quando, como e onde morreu São José?

Embora a Bíblia não diga nada sobre a morte de São José, alguns santos dizem.

São Epifânio, por exemplo, ensinou que São José teria morrido pouco depois de Jesus fazer 12 anos; isto é, depois daquela peregrinação a Jerusalém, na qual a Virgem Maria e ele perderam Jesus, e depois o encontraram no templo discutindo com os doutores da lei.

Por outro lado, alguns estudiosos deduzem que São José teria morrido pouco antes da vida pública de Jesus, pois o Evangelho de São João, ao narrar as Bodas de Caná, indica que Maria, sua mãe, foi convidada para o casamento, mas não diz nada. de São José, que supostamente acompanhou sua esposa.

Em relação à idade em que morreu São José , alguns estudiosos consideram que, como a Virgem era mais jovem do que ele quando se casaram, e dado que a vida média na época de Jesus era entre 45-50 anos nos homens, Santo José teria morrido entre 45 e 50 anos .

E sobre a morte de São José, a única coisa que a tradição diz é que deve ter sido a mais doce e bela morte, com a Virgem Maria e Jesus ao seu lado, como explica São Bernardino.

Oração a São José por uma boa morte

É por isso que São José é considerado Padroeiro da Boa Morte e os fiéis lhe pedem que lhes conceda uma morte santa. Tanto que existe uma frase antiga para isso:

Jesus, José e Maria entrego-vos o meu coração e a minha alma,

Jesus, José e Maria, assisti-me na minha última agonia,

Jesus, José e Maria, que a minha alma descanse em paz convosco.

Os Evangelhos Apócrifos da Infância de Jesus

Por outro lado, existem alguns documentos que dão mais detalhes sobre a morte de São José, embora não façam parte do cânone bíblico e, portanto, não façam parte da Revelação Divina. Em particular, existem os chamados Evangelhos Apócrifos da Infância de Jesus.

Esse conjunto de narrações inclui um texto conhecido como História de José - o Carpinteiro, cuja origem é a Igreja Copta, do Egito, e cuja escrita é em árabe; data do quarto ou quinto século; isto é, muito longe da conformação do cânone bíblico.

Este documento estava no Vaticano (de onde foi roubado em 1797) e foi para a Biblioteca Imperial em Paris, França; existem alguns fragmentos sobre o mesmo assunto que faziam parte da coleção de Borgia e dois outros textos em posse do Museu Britânico, alguns dos quais escritos em grego.

Aparentemente, esses documentos foram lidos nos mosteiros coptas por ocasião da festa de São José.  Segundo essas informações, São José teria morrido no mês copta da Epep, no dia 26, que corresponde a 20 de julho. Na Igreja Católica o celebramos em 19 de março.

O que dizem os apócrifos sobre a morte de São José?

Na História de José, o Carpinteiro diz que São José teria vivido 111 anos com perfeita saúde: “Seu corpo não estava doente, nem sua visão era delicada, não havia nem um único dente danificado em sua boca. Ele nunca faltou sanidade e prudência e sempre manteve sua sanidade, mesmo como um venerável homem de 111 anos. "

Um dia - explica o texto apócrifo - São José recebeu a visita de um anjo que o informou que naquele mesmo ano ia morrer, e depois viajou para Jerusalém , “entrou no templo do Senhor, humilhou-se diante do altar e orou pedindo que quando chegar a hora, seu anjo da guarda e São Miguel Arcanjo não o abandonarão ”.

De volta a sua casa, São José adoeceu e disse a Jesus: “Tu és Jesus Cristo, verdadeiro filho de Deus”, afirmando que aceitava a vontade de Deus e de seu Filho; então Jesus orou a Deus Pai: “Eu sou o teu Filho amado; Peço-te pelo meu pai José, obra das tuas mãos. Mande-me um coro de anjos junto com Miguel e Gabriel para acompanhar a alma do meu Pai José.”

Quando seu espírito exalou, o beijou. Os anjos pegaram sua alma e envolveram-na em panos de seda ... Quando o enterro foi feito à maneira judaica ... abriram a entrada do túmulo e depositaram o cadáver”.

É importante insistir que esses evangelhos apócrifos não fazem parte do cânon bíblico; portanto, eles não são parte da Revelação Divina e não são obrigatórios ou obrigatórios para os católicos acreditarem.

Fonte: Desde la Fe

 

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é uma Obra Pontifícia fundada em 19 de maio de 1843, por Dom Carlos Forbin-Janson. Presentes nos cinco continentes, as crianças e adolescentes missionários cultivam o espírito missionário universal, recitando uma Ave Maria por dia e doando um dinheiro por mês.