As Bem-Aventuranças

Quais são as bem-aventuranças? Explicamos cada um com desenhos animados

As bem-aventuranças são uma espécie de caminho que o próprio Jesus deu aos seus discípulos como guia para o desenvolvimento de suas vidas. Para dar um testemunho sincero, eficaz e consistente entre os homens.

Hoje partilhamos as bem-aventuranças em desenhos animados, esta também pode ser uma excelente forma de explicar aos mais pequenos o que cada uma significa. Uma amostra do amor infinito que Deus Pai tem por cada um de nós e da sua misericórdia insondável. Comecemos!

1. Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus

Jesus fala repetidamente dos pobres, mas não permanece nos pobres economicamente falando, vai além, no essencial: “os pobres de espírito”. Facilmente um milionário poderia fazer parte desses pobres de espírito, e o fato é que a economia fica em segundo ou até o último plano nos assuntos de Jesus.

Pobre de espírito é aquele que, mesmo tendo muitos bens, tem Deus no coração, sabe amar, ser humilde e caridoso. O pobre de espírito é aquele que sempre tem seu tesouro no céu.

 2. Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados

Jesus gosta que soframos? Não, mas nos promete consolo nas provações da vida. Ele sabe que como seres humanos somos frágeis, Ele quer que sejamos felizes, mas com dor ou sofrimento, Ele se oferece para nos confortar, quão bonito é isso?

Quando a dor parecer insuportável lembre-se desta promessa do Senhor. Descanse Nele e confie que com sua ajuda tudo ficará melhor.

 3. Bem-aventurados os mansos, pois eles herdarão a terra

Jesus pede aos seus discípulos que sejam sempre humildes, que saibam responder com bondade a todo o mal. Saber dizer "não" à violência e sim ao perdão e à tolerância. Manso de coração, com a humildade dos crucificados.

 4. Bem-aventurados aqueles que têm fome e sede de justiça, pois eles serão satisfeitos

O cristão deve lutar em todos os momentos pela paz e justiça na sociedade. E a melhor maneira de fazer isso é com a própria vida, trazendo justiça em todas as ações e decisões que você toma. Sendo reflexos do amor de Deus. Não pode entender um discípulo de Jesus que maltrata ou é injusto com um irmão.

 5. Bem-aventurados os misericordiosos, pois eles receberão misericórdia

Jesus nos pede para sermos como Ele, misericordiosos. Porque é pela misericórdia que demonstramos o amor de Deus aos homens. Ser um homem de misericórdia é ser um cristão compreensivo, que dá testemunho de amor e busca estabelecer o Reino de Deus na terra.

 6. Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus

Conhecer Jesus, amá-lo e segui-lo implica um estilo de vida diferente. Sim, não pode seguir Jesus e permanecer o mesmo, Jesus exige testemunho de fé e nada melhor do que pureza de vida para demonstrar esse testemunho. Ser limpo de coração nada mais é do que ter os mesmos sentimentos de Cristo.

Exigir-nos a ser melhores a cada dia, lutar para não cair no pecado, ser honestos e corretos em nossas ações. Que cada dia seja uma nova oportunidade de imitar Jesus.

 7. Bem-aventurados os pacíficos, pois serão chamados filhos de Deus

Em união com o que foi dito acima, é impossível compreender um cristão que é violento ou arrogante, um cristão que maltrata ou odeia o outro. Jesus nos ensinou a ser radicais com o mal, mas nunca a nos igualarmos ao mal, mas a responder com bondade em todos os momentos, sendo pregadores da paz. Que nossas ações sejam sempre a favor da paz.

 8. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por justiça, pois deles é o Reino dos Céus

A fé, em muitos momentos exige coragem. Pode envolver perseguição de várias maneiras, não apenas violenta, mas com rejeições, críticas, comentários, acusações ou indiferença. Jesus nos convida a ser fortes e corajosos, a suportar tudo isso com caráter e amor. Una-se à sua paixão e morte, pois sempre seremos recompensados. As bem-aventuranças também nos lembram do poder de Deus em nossas vidas.

Bem-aventurado és quando te insultam, perseguem e difamam de qualquer maneira por minha causa. Alegrem-se e exultem, porque a sua recompensa será grande no céu: da mesma forma perseguiram os profetas que os precederam.

Em última análise, o Reino de Deus está destinado a todos aqueles que lutaram bravamente na guerra espiritual deste mundo. Para demonstrar a força do Espírito Santo que nos sustenta, para todos aqueles que deram testemunho da obra de Deus nos homens: misericórdia, amor, bondade e justiça.

Convido-o a meditar sobre as bem-aventuranças hoje e a se perguntar em quais delas você percebeu a ajuda e o amor de Deus mais forte..

Fonte: CatholicLink


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é uma Obra Pontifícia fundada em 19 de maio de 1843, por Dom Carlos Forbin-Janson. Presentes nos cinco continentes, as crianças e adolescentes missionários cultivam o espírito missionário universal, recitando uma Ave Maria por dia e doando um dinheiro por mês.