Nossa Senhora da Europa

Debruçado sobre a rocha de Gibraltar, diante do mar, um pequeno santuário foi dedicado a Nossa Senhora da Europa desde a expulsão dos mouros, em 1309. Em 2002, o Papa João Paulo II coroou a estátua em Roma, na Praça de São Pedro.

Santuário de Nossa Senhora da Europa foi um antigo templo de musselina até 1492, quando foi convertido em capela católica. Naquela época, uma vela permantina continuava acesa na frente de uma imagem de Nossa Senhora da Europa e ficava na Torre. Isso funcionou como um farol, até que o foi construído.

Vamos invocar Nossa Senhora da Europa, com esta bela oração a Nossa Senhora de toda a Europa.

Ave, Virgem Maria, Nossa Senhora. Nós te suplicamos que rezes, especialmente, pelo nosso continente. Nós te rogamos, Mãe Santíssima, unidos aos fiéis de todos os santuários da Europa, que manifestam o poder da tua intercessão. Nós te pedimos, unidos àqueles dos quais apresentaste a Deus a oração de século em século.

Tu olhas para teus filhos da Europa, seus esforços e esperanças, suas alegrias e aflições. Tu estás vendo teus filhos ainda divididos, teus filhos seduzidos pelas mentiras do mundo, e tentados a construir uma Europa sem Deus. Tu vês teus filhos feridos pelo pecado. Mãe de Deus e nossa Mãe, tu não conseguirias abandonar esses seus filhos. Virgem Maria, tu sabes, melhor do que nós, o que precisamos pedir ao Pai. Guia a nossa oração, reza conosco.

Em 1496 essa pintura se encontrava em uma igreja da Ilha de Creta. Um homem, pensando em conseguir algum dinheiro com a venda dela, a roubou e levou-a para Roma. Durante o trajeto, pelo rio, conta-se que ele e sua tripulação só foram salvos devido a intervenção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O homem em questão, um comerciante de Roma, ficou muito doente e a beira do leito de morte se arrependeu de seu feito e pediu para um amigo devolver o quadro a uma igreja.

O quadro ficou em posse de sua família, principalmente por vontade da esposa do homem e foi aí que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro interviu e fez algumas aparições pedindo para que a imagem fosse levada a uma Igreja. Mas tal ação só aconteceu quando Nossa Senhora apareceu para a filha caçula da família e pediu: Avisa à tua mãe que Santa Maria do Perpétuo Socorro quer que a tireis desta casa.  Em uma outra ocasião, Nossa Senhora também pediu que o quadro fosse levado a Igreja de São Mateus. E foi aí que, em 1499, seus pedidos foram finalmente atendidos e a imagem foi encaminhada para lá.


A história de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se espalhou de tal maneira que no caminho da casa da família até a Igreja de São Mateus formou-se uma enorme procissão para acompanhar a imagem e demonstrar sua fé e devoção e já era esperado que o local tornou-se um lugar sagrado de peregrinação de vários fiéis que diziam-se agraciados pelas intervenções e milagres de Nossa Senhora.

Mas no final do século XVIII a Igreja foi destruída e tomada pelos franceses e o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi levado para outro lugar. Foi então que em 1866 a imagem foi confiada pelo Papa Pio IX aos Padres Redentoristas para ficar no mesmo local onde a Igreja de São Mateus foi destruída.

No local da igreja destruída ergueu-se uma nova Igreja e também a proposta de renovação de fé e propagação da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Para que o objetivo fosse cumprido, o Papa ainda mandou fazer algumas cópias da imagem e espalhou-as entre outras igrejas para que sua popularidade aumentasse ainda mais e desde então não parou mais.
Hoje o ícone original de Nossa Senhora se encontra na Igreja de Santo Afonso, conhecida também como Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Centro de Roma. 


O significado do quadro

No quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tudo tem seu significado: as cores, as legendas, as atitudes e até os detalhes.
1. Abreviação grega de “Mãe de Deus.”
2. Coroa de ouro: o Quadro original foi coroado em 1867 em agradecimento dos muitos milagres feitos por Nossa Senhora em seu título preferido “Perpétuo Socorro”.
3. Estrela no véu de Maria, a Estrela que nos guia no mar da vida até o porto da salvação.
4. Abreviatura de “Arcanjo S. Miguel”.
5. Abreviatura de “Arcanjo S. Gabriel”.
* 6. São Miguel apresenta a lança, a vara com a esponja, e o cálice da amargura.
6. A boca de Maria é pequenina, para guardar silêncio, e evitar as palavras inúteis.
* 7. São Gabriel com a cruz e os cravos, instrumentos da morte de Jesus.
7. Os olhos de Maria, grandes voltados sempre para nós, afim de ver todas as nossas necessidades.
8. Túnica vermelha, distintivo das virgens no tempo de N. Sra.
9. Abreviação de “Jesus Cristo”.
10. As mãos de Jesus apoiadas na mão de Maria, significando que por ela nos vêm todas as graças.
11. O fundo todo do Quadro é de ouro, e dele esplendem reflexos cambiantes, matizando as roupas e simbolizando a glória do paraíso para onde iremos, levados pelo perpétuo socorro de Maria. “O quadro de N. Sra. do Perpétuo Socorro é a síntese da Mariologia”.
12. Manto azul, emblema das mães daquela época. Maria é a Virgem-Mãe de Deus.
13. A mão esquerda de Maria sustendo Jesus: a mão do consolo que Maria estende a todos que a ela recorrem nas lutas da vida.
14. A sandália desatada – símbolo talvez de um pecador preso ainda a Jesus por um fio – o último – a Devoção a N. Senhora!
* Os números 6 e 7 apontam primeiro os anjos e, logo após, a boca e os olhos de Maria.

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é uma Obra Pontifícia fundada em 19 de maio de 1843, por Dom Carlos Forbin-Janson. Presentes nos cinco continentes, as crianças e adolescentes missionários cultivam o espírito missionário universal, recitando uma Ave Maria por dia e doando um dinheiro por mês.