Tema: A
IAM acolhe o Príncipe da Paz
Objetivo: Preparar as crianças e adolescentes
para a celebração do Natal do Menino Deus.
Materiais: crianças e adolescentes
caracterizados com os personagens bíblicos do Natal: os três reis magos, uma
estrela, Maria, José e os anjos. Como fazer a missão nas casas: as crianças e
adolescentes evangelizam de casa em casa tocando um sino. Eles devem levar a
imagem do Menino Jesus, desejar Feliz Natal e pedir ajuda através dos cofrinhos
missionários para as crianças e adolescentes carentes em todo o mundo que não
celebram o Natal.
Texto Bíblico: Lucas 2,1-20 (refletir sobre o
nascimento de Jesus que nos mostra o verdadeiro sentido do Natal).
Nossa resposta à Palavra de Deus:
Maria (menina): Crianças alegres, saudáveis, olhares
vibrantes e destemidos que expressam a ternura de Deus. Crianças que deixam bem
evidente que são capazes de lutar por um mundo de justiça, unidade e Paz.
Porque encontraram Jesus, fonte da Vida, e nos dão testemunho de fé,
solidariedade e gratuidade.
José (menino): Porém, ao longo do caminho nos
deparamos com um quadro triste de crianças que transcorrem o dia nas ruas e nas
praças. Estão expostas ao frio, vento, chuva, sol, com os pés no chão,
implorando um pedaço de pão. O trânsito violento ameaça esmagá-las. Alguns as
discriminam, outros passam com pressa, com medo de serem roubados. Tudo é
perigoso para elas.
Três Reis Magos (meninos): Crianças indígenas, sem-terra,
faveladas, carvoeiros e que estão nessa situação em consequência do egoísmo que
mata. Cristo, hoje presente nestas crianças abandonadas, nos questiona: "O
que estamos fazendo? O que faremos para estas crianças?"
Estrela (menina segurando a imagem do
Menino Jesus): À
nossa frente vemos o caminho. Já fizemos um bom caminho. Ainda temos muito que
caminhar.
Todas as crianças em volta do Menino
Jesus: Desejam à
família visitada Feliz Natal e cantam a música Noite Feliz. Logo em seguida,
dão a bênção dizendo: "O Menino Deus abençoe esta casa"
Compromissos Missionários:
- Pessoal: Rezar uma Ave-Maria pela criança que
está sendo visitada.
- Comunitário: Divulgar na escola, entre os colegas, o
verdadeiro sentido do Natal.
- Além-fronteiras: Fazer a experiência do cofrinho,
lembrando-se das crianças que não celebram o Natal.