1ª Jornada Nacional da IAM

Olá meus amigos! Desejo que a celebração de nossa primeira Jornada Nacional da IAM neste ano de 2013, que celebraremos no dia 26 de maio, sirva para fortalecer o carisma de nossa Obra. Sejamos amigos das crianças e adolescentes que mais sofrem no mundo e faça a sua oferta. Muito obrigado a todos os que pertencem a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária e convido aqueles que ainda não a conhecem e não formam parte deste trabalho em favor da evangelização, a fazer parte dos grupos da IAM existentes em sua paróquia ou diocese ou os formem com ajuda do pároco ou catequista.

ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO

Tema: IAM DA AMÉRICA À SERVIÇO DA MISSÃO

Lema: “Vocês são meus amigos” (Jo 15,14)

 

Objetivo: Celebrar os 170 anos da IAM no mundo e a Jornada Nacional da IAM no Brasil

 

Símbolos: cartazes da IAM, bandeira da IAM, imagens de São Francisco Xavier e Santa Teresinha, cofrinho e TNTs na cor vermelha que representa a América.

 

Canto: Hino da IAM (Vida abundante)

 

Oração inicial: Rezemos a oração da IAM: “Pela vossa Santa Infância, ó Jesus, compadecei-vos das pobres crianças que não vos conhecem. Protegei-as e enviai muitos missionários para que elas vos conheçam e tenham vida em abundância. Amém”!

 

Partilha dos compromissos semanais: Cada um compartilha o que significa participar da IAM na sua vida.

 

Palavra de Deus e reflexão: Jo 15,14

Vamos apresentar a Deus, que é Pai, nossos pedidos e agradecimentos. Todos de pé, vamos ouvir a leitura da Palavra de Deus e louvar por escolher os pequenos para a IAM.

- Atividade para reflexão: cada criança recebe o coraçãozinho duplo. Escreve, dentro dele, o que sente, o que Jesus espera de cada uma, como criança ou adolescente missionário. Em seguida, enfeitam o coração, leem para os amigos o que escreveram e o colam no Caderno Missionário. O assessor faz uma reflexão sobre a amizade com Jesus e também sobre a realidade das crianças na América.

 

Momento de consagração:

a)   entrega dos lenços com borda vermelha e escudos (música Ardor Missionário)


b)   com velas nas mãos as crianças rezam da seguinte forma: "Eu..... membro da IAM nesta paróquia e no mundo, venho perante Deus e a esta comunidade de.... dizer mais uma vez o meu sim ao compromisso de anunciar Jesus Cristo a todas as crianças e adolescentes do mundo, sem distinção. Assumo o compromisso de ser fiel à missão, consagrando a Nossa Senhora meus olhos para enxergar além das aparências, meus lábios para falar o que Deus quer, meus ouvidos para escutar sempre a Palavra do Senhor, minhas mãos para continuar estendendo-as aos mais necessitados, meus pés para seguir Jesus Cristo pobre e meu coração para amar e acolher a todos. Como vosso filho, zelai, ó Mãe, as crianças e adolescentes da América que estamos rezando por meio desta 1ª. Jornada Nacional da IAM como tema: IAM DA AMÉRICA À SERVIÇO DA MISSÃO e o lema “Vocês são meus amigos”. Imploro vossa proteção e amparo sobre todas as crianças e adolescentes do mundo. Daí a todos o céu, onde esperamos continuar amar-vos para todo o sempre. Amém!"

 

Momento de entrega dos cofrinhos: O assessor motiva as crianças e adolescentes a entregarem o cofrinho, fruto do sacrifício, e afirma o compromisso de anualmente durante a celebração da Jornada Nacional da IAM repetirem o gesto para um continente diferente. Lembra que será destinado para os trabalhos realizados com crianças e adolescentes pobres dos países da América. Logo em seguida com a música SOMOS DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA as crianças, adolescentes e assessores fazem a oferta do cofrinho.

 

Momento de coroação de Nossa Senhora: Encerrando o mês de maio e de comum acordo com o pároco e equipe de liturgia a IAM assume este momento tão forte em nossas comunidades. Poderia também fazer a consagração à Nossa Senhora.

Arquivos para download

Cartaz

Celebração

Semana de Oração

- Terço Missionário

Letra da 1ª Jornada da IAM

Pe. André Luiz de Negreiros 

Secretário Nacional da IAM

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é uma Obra Pontifícia fundada em 19 de maio de 1843, por Dom Carlos Forbin-Janson. Presentes nos cinco continentes, as crianças e adolescentes missionários cultivam o espírito missionário universal, recitando uma Ave Maria por dia e doando um dinheiro por mês.