Glossário católico para entender a Missa: Salmo, Evangelho, Eucaristia e outros termos ~ IAM - Infância e Adolescência Missionária (Colatina-ES)

Glossário católico para entender a Missa: Salmo, Evangelho, Eucaristia e outros termos

Conhecer o significado das palavras, objetos e ações usadas durante a Missa nos ajuda a participar de forma mais consciente, ativa e plena da cerimônia. A celebração eucarística não se limita a rituais externos; é uma série de ações sagradas nas quais Deus se comunica com seu povo por meio de sinais, gestos, orações e símbolos.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, essas expressões litúrgicas têm um caráter mistagógico, ou seja, guiam os fiéis "do visível ao invisível, do sinal ao significado" (CIC 1075). Portanto, a liturgia é "o ápice para o qual se dirige a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde flui todo o seu poder" (CIC 1074).

Portanto, compreender estas palavras, ou melhor, a linguagem litúrgica, permite-nos aproximar-nos mais profundamente do Mistério Pascal, enriquecendo a nossa experiência de fé e fazendo da Missa não apenas uma ação comunitária, mas uma verdadeira experiência de renovação espiritual e interior.

 

Ritos iniciais

Os ritos de abertura da Missa visam unir a comunidade, preparar-nos para ouvir a Palavra de Deus e celebrar a Eucaristia dignamente. Não são uma preparação secundária, mas uma verdadeira entrada no Mistério Pascal que celebramos.

  • Ato Penitencial: Permite-nos reconhecer humildemente os nossos pecados. Embora não substitua o Sacramento da Reconciliação, prepara-nos para receber a Comunhão com o coração purificado.
  • Amém: palavra hebraica que significa “assim seja” ou “verdadeiramente”, usada para confirmar a oração.
  • Canto de entrada: acompanha a procissão do celebrante e expressa a unidade dos fiéis. Ajuda-nos a passar do ruído da vida quotidiana para a contemplação litúrgica.
  • Glória: é um hino de louvor cantado por toda a assembleia aos domingos e solenidades, exceto durante o Advento e a Quaresma.
  • Kyrie (‘Senhor, tende piedade’): é uma invocação à misericórdia divina, que faz parte da mais antiga tradição da Igreja.
  • Oração da Coleta: reúne as intenções do povo em uma única súplica e conclui os ritos de abertura. O Missal de Paulo VI descreve sua dinâmica da seguinte forma: "O sacerdote convida o povo a rezar; e todos, juntamente com o sacerdote, permanecem por um momento em silêncio para se conscientizarem de estar na presença de Deus e formularem suas súplicas. Em seguida, o sacerdote lê a oração geralmente chamada de Coleta, e o povo responde: Amém."
  • Saudação litúrgica (“O Senhor esteja convosco”): lembra-nos que a assembleia está reunida em nome do Senhor.
Ritos de Entrada: Os ritos de entrada da Missa são os atos que marcam o início da celebração eucarística e preparam os fiéis para participar da liturgia. Esses ritos incluem o canto de entrada, a saudação inicial, o ato penitencial, o "Senhor, tende piedade" (Kyrie), o Glória e a oração da coleta.

Liturgia da Palavra

O próprio Cristo está presente quando a Palavra é proclamada; é um diálogo entre Deus e seu povo.

  • Ambão: lugar elevado de onde a Palavra de Deus é proclamada; deve ser visível e adequado para honrar as Escrituras.
  • Evangeliáriolivro litúrgico que contém os Evangelhos de cada domingo do ano e das festas solenes, as quatro narrativas da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, segundo Mateus, Marcos, Lucas e João. Este texto sagrado é usado especificamente na celebração da Missa e de outras liturgias importantes da Igreja Católica.
  • Evangelho: Proclamado de pé, em sinal de respeito, frequentemente acompanhado de uma aclamação de louvor a Cristo. Refere-se à boa nova ou à mensagem de salvação, especialmente no contexto do cristianismo. No catolicismo, refere-se especificamente aos quatro relatos canônicos do Novo Testamento (Mateus, Marcos, Lucas e João) que narram a vida, os ensinamentos, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
  • Homilia: é uma explicação ou reflexão que o sacerdote oferece aos fiéis sobre uma passagem da Bíblia, com o propósito de ajudá-los a compreendê-la melhor e aplicá-la à sua vida cotidiana.
  • Lecionário: O Lecionário é o livro que contém as leituras bíblicas proclamadas durante a Missa, tanto aos domingos quanto durante a semana, bem como nas celebrações dos santos, nos sacramentos e em outras ocasiões litúrgicas, como os funerais. Após o Concílio Vaticano II, o Lecionário foi revisado para permitir aos fiéis ouvir uma maior riqueza da Sagrada Escritura. Por exemplo, antes do Concílio, apenas 3% do Evangelho de Marcos era proclamado, enquanto hoje até 96% é ouvido. Como parte dessa renovação, o Lecionário foi novamente publicado como um livro separado dos textos de oração do Missal.
  • Leituras: São os trechos da Sagrada Escritura proclamados durante a Liturgia da Palavra. Essas leituras, extraídas principalmente do Antigo e do Novo Testamento, bem como do Livro dos Salmos, visam nutrir a fé dos fiéis e aproximá-los do encontro com a Palavra de Deus.
  • Leituras bíblicas: (uma do Antigo Testamento, um salmo, uma do Novo Testamento e o Evangelho) nos levam através de toda a história da salvação.
  • Oração dos Fiéis: eleva as súplicas do povo pelas necessidades da Igreja e do mundo.
  • Profissão de fé (Credo): expressa a fé comum e une a comunidade na verdade revelada.
  • Salmo Responsorial: É uma resposta orante à primeira leitura.

Liturgia eucarística

É o centro e o ápice de toda a vida cristã. Torna presente o sacrifício de Cristo e nos permite participar de sua comunhão.

  • Altar: A "mesa do Senhor" é o centro da Liturgia Eucarística, onde se realiza a consagração. A Igreja reconhece o altar como símbolo do próprio Cristo e, portanto, o considera um lugar sagrado e digno de veneração. É ali que os fiéis se reúnem para partilhar o pão e o vinho, que se tornam o Corpo e o Sangue de Cristo, e para participar da comunhão.
  • Cálice: cálice sagrado usado durante a Missa para conter o vinho que, ao ser consagrado, se torna o Sangue de Cristo. É um objeto litúrgico de grande reverência, pois participa diretamente do mistério da Eucaristia.
  • Casula: vestimenta litúrgica externa usada pelo sacerdote sobre a alva e a estola ao celebrar a missa. Simboliza a caridade com a qual ele deve se revestir para presidir a Eucaristia, e também evoca o manto púrpura que os soldados colocaram sobre Cristo durante sua Paixão, antes de apresentá-lo a Pilatos.
  • Consagração: é o momento em que, pela ação do Espírito Santo e pelas palavras de Cristo, o pão e o vinho se tornam verdadeiramente seu Corpo e Sangue.
  • Cibório: Recipiente sagrado usado para guardar hóstias consagradas, seja para armazenamento no sacrário ou para distribuir a Comunhão aos fiéis. Tem formato semelhante ao cálice, porém é maior e possui uma tampa para proteger o Santíssimo Sacramento.
  • Corporal: Um pano quadrado, geralmente de linho, estendido sobre o altar durante a Missa para colocar o cálice, a patena e a hóstia consagrada. Sua principal função é proteger o altar e recolher quaisquer partículas do Santíssimo Sacramento, impedindo que caiam no chão e garantindo o respeito devido à Eucaristia.
  • Corpo de Cristo (Comunhão): é um sacramento central na vida da Igreja Católica, no qual os fiéis recebem Jesus Cristo verdadeiramente presente sob as espécies do pão e do vinho, que foram convertidos em seu Corpo e Sangue por meio da consagração.
  • Eucaristia: É ao mesmo tempo um sacrifício de ação de graças, o memorial do sacrifício de Cristo na cruz e a presença real de Jesus sob as espécies do pão e do vinho. É celebrada durante a Missa, onde, pela consagração, o pão e o vinho são transformados no Corpo e no Sangue de Cristo, alimento espiritual para os fiéis e fonte de unidade na Igreja.
  • Apresentador: É um símbolo central da fé cristã, pois representa o Corpo de Cristo. É um pão sem fermento — isto é, sem fermento — que é consagrado durante a Missa para a celebração da Eucaristia. De acordo com os ensinamentos da Igreja Católica, por meio da consagração, o pão se torna verdadeiramente o Corpo de Cristo, embora mantenha suas propriedades físicas originais, como aparência e sabor.
  • Liturgia: palavra que vem do grego e significa "obra pública" ou "serviço ao povo". Refere-se ao conjunto de atos rituais da Igreja, especialmente a celebração da Missa e dos sacramentos. É a expressão comunitária do culto cristão, onde a obra salvadora de Cristo se torna presente e atualizada por meio de sinais visíveis e eficazes.
  • Ofertório: Este é o momento durante a Missa em que o pão e o vinho são apresentados, para serem consagrados como Corpo e Sangue de Cristo, como oferenda a Deus. Este gesto simboliza a entrega dos fiéis e a transformação desses elementos no sacrifício eucarístico.
  • Oração depois da Comunhão: agradecer pelo dom recebido.
  • Mortalha: Um pequeno pedaço quadrado e rígido de linho colocado sobre o cálice. A mortalha protege e mantém a dignidade e a reverência do sangue de Cristo antes da Comunhão.
  • Pátena: é um pequeno prato plano, geralmente feito de metal precioso, onde a hóstia consagrada é colocada durante a celebração da Eucaristia na Missa.
  • Oração Eucarística: Este é o coração da Missa. Começa com o Prefácio e o Santo, e inclui a Epiclese, a Instituição, a Anamnese (uma parte vital da liturgia católica que conecta o passado, o presente e o futuro da salvação) e a Doxologia (uma fórmula de louvor à Santíssima Trindade, usada na liturgia e na Bíblia).
  • Purificador: pano usado para purificar vasos sagrados após a comunhão.
  • Transubstanciação: A transformação pela qual, durante a Consagração na Missa, o pão e o vinho se tornam verdadeiramente o Corpo e o Sangue de Cristo. Este mistério ocorre pelo poder da Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, embora a aparência externa do pão e do vinho (as espécies eucarísticas) permaneça inalterada.

Ritos finais

Somos enviados ao mundo para viver o que celebramos: a Missa continua na vida cotidiana.

  • Bênção final: fortaleça os fiéis com a graça.
  • Envio (“Ide em paz”): recordar que a Missa continua na vida quotidiana: recebemos Cristo para o levar aos outros

Ministério ordenado e espaço litúrgico

  • Diácono:  diaconus (diácono) deriva de diakonos, que significa "servo" ou "ministro". Um diácono é um ministro ordenado, pela imposição de mãos do bispo, para exercer o diaconato, ou seja, o serviço à comunidade. Distinguem-se dois tipos: um diácono transitório, aquele que está a caminho do sacerdócio, e um diácono permanente, um homem casado que dedica toda a sua vida a serviço da Igreja.
  • BispoEpiscopus (bispo) vem de episkopos, que significa “supervisor” ou “vigia”. Ordenado à categoria episcopal; sucessor dos apóstolos, ele tem autoridade doutrinária e sacramental.
  • Sacerdote: vem do latim e tem origem grega: sacerdos (sacerdote) deriva de sacer, que significa sagrado. Ministro ordenado e representante de Cristo para administrar os sacramentos e liderar a comunidade. Ele preside a Missa e administra os Sacramentos.  
  • Sacristia: espaço adjacente ao templo onde são preparados os celebrantes e os objetos litúrgicos.
  • Missal Romano / Livros Litúrgicos : textos oficiais contendo as orações, leituras e normas para a celebração eucarística.

Objetos acessórios

  • Alba: Veste branca que simboliza a dignidade batismal.
  • Credencial: Uma pequena mesa lateral onde são colocadas as hóstias, o vinho e outros objetos. Os utensílios sagrados são colocados ali durante a Missa.
  • Estola: Faixa litúrgica usada pelo sacerdote em volta do pescoço como sinal de seu ministério.
  • Um turíbulo (também conhecido como turíbulo) é um recipiente de metal suspenso por correntes, dentro do qual são colocados carvões em brasa e grãos de incenso. Quando balançado, produz fumaça aromática que simboliza a oração que se eleva a Deus. É usado pelo padre ou diácono e, às vezes, é carregado por um coroinha chamado turíbulo. É usado durante a missa, a exposição do Santíssimo Sacramento, procissões, funerais ou bênçãos. Também é usado para incensar o altar, o Evangelho, as oferendas e os fiéis.
  • Manutergium: Pano usado pelo sacerdote para purificar as mãos durante o ofertório.
  • Sinal: Cinto que cinge a alva do sacerdote. Seu nome vem do latim cingulum, que significa cinto ou cinto. Por sua vez, está relacionado ao verbo grego zōnnýō, que significa ceñirseamarrar a cintura ou preparar para o serviço.

Com este glossário, você poderá compreender melhor a riqueza simbólica e teológica da Missa, enriquecendo sua experiência espiritual e participação ativa na Eucaristia.


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é uma Obra Pontifícia fundada em 19 de maio de 1843, por Dom Carlos Forbin-Janson. Presentes nos cinco continentes, as crianças e adolescentes missionários cultivam o espírito missionário universal, recitando uma Ave Maria por dia e doando um dinheiro por mês.