A
Infância e Adolescência Missionária é um estilo de vida, um jeito especial de
ser todos os dias da semana. Não quer ser um passatempo ou momento de lazer.
Neste sentido, a reunião semanal é um momento especial destinado a “abastecer”
a cabeça com novas ideias, e o coração com novos propósitos.
Crianças,
adolescentes, jovens e assessores(as) são missionários(as) o tempo todo e em
todo lugar. As sugestões e os roteiros dos encontros do grupo, que propomos a
seguir, partem desta ideia. Inicialmente vão parecer pesados e até impossíveis
de suportar. Aos poucos, formarão homens e mulheres novos(as), verdadeiros(as)
missionários e missionárias de Cristo.
O ENCONTRO SEMANAL
Deve ser bem
preparado, e realizado, fielmente, no lugar e horário combinados. As crianças e
adolescentes devem ser orientadas a um comportamento conforme os objetivos e
finalidades da IAM.
Após os primeiros
meses de formação, guiado pelo(a) assessor(a), o grupo trabalha com certa
autonomia, orientado pelo coordenador(a), cada membro exercendo sua função. O
assessor(a) continua colaborando: ajuda a preparar os encontros, orienta nos
momentos de conflito, e anima a caminhada, tendo cuidado especial para com
crianças e adolescentes que têm maiores dificuldades pessoais ou familiares.
O local: Seja um
lugar acolhedor e adequado. Além dos símbolos religiosos (cruz, estampas ou
imagens dos Padroeiros, etc.), não deve faltar um grande mapa ou globo do
mundo, que pode ser construído ou desenhado pelos próprios membros, em papel
resistente ou pano ou com material leve (“isopor”, plástico...), valorizando a
criatividade do grupo.
O símbolo: Em cada
reunião haja um símbolo relacionado com o tema que será objeto de reflexão.
Muitos símbolos para uma única ocasião acabam confundindo. A ornamentação do
local e o símbolo devem ser simples, baratos e, sobretudo, frutos do trabalho
dos membros do grupo e com identidade missionária (isto é, com a atenção
voltada para os países, povos, culturas, e realidade além-fronteiras).
O encontro:
- o coordenador(a)
deve chegar sempre antes do horário marcado e fazer uma acolhida amigável
dos(as) colegas;
- momento de oração
inicial (que também pode ser em forma de canto);
- troca de notícias
sobre os fatos da semana;
- relato dos
compromissos assumidos na reunião anterior;
- estudo do tema do
dia (ver a seguir);
- definição do
serviço a ser feito e divisão das tarefas;
- oração partilhada
e espontânea, com intenção missionária;
- cooperação
material (cofrinho);
- despedida.
Temas a serem
tratados: O
carisma da IAM leva-nos a escolher temas missionários (entendidos como Missão
além-fronteiras). Também os temas que atraem a atenção e/ou dizem respeito aos
adolescentes podem ter lugar nos grupos da IAM, à medida que forem vistos na
sua dimensão universal. Adolescente quer tratar de namoro? Tudo bem. Mas nós
vamos estudar as maneiras, os problemas, as dificuldades, as experiências
bonitas do namoro dos africanos, dos chineses, dos esquimós... Os adolescentes
estão descobrindo o sexo e falariam a vida toda sobre isso? Ótimo: vamos
estudar o fenômeno do turismo sexual no sudeste asiático, o comércio do sexo
que escraviza e destrói milhões de jovens vítimas de traficantes
internacionais, a tragédia da aids que atinge populações inteiras na África e
cresce assustadoramente na Ásia... Guerra, paz, ecologia, comércio de armas,
tráfico internacional de drogas, exploração do trabalho infantil, migrações
forçadas, meninos-soldados, comércio internacional, valores das culturas e das
religiões do mundo... Em todos os temas, esteja presente o fio de ligação com a
realidade brasileira, que não deve ser esquecida, mas que a IAM vê num contexto
global.
AS QUATRO ÁREAS
INTEGRADAS
Antes de começar a
trabalhar com as Quatro Áreas Integradas, haverá uma reunião na qual será
escolhido o assunto a ser tratado nas próximas quatro etapas.
Durante a semana
seguinte, cada adolescente compromete-se a juntar informações, recortes de
jornais, fotografias, objetos, etc., sobre o tema que irá ser trabalhado. Esse
material será colhido nos noticiários de rádio, TV, imprensa, etc.
Para tanto,
precisamos habituar os membros da Infância e Adolescência Missionária a seguir
com atenção os noticiários, com olhar crítico, dialogando em casa, sabendo
distinguir a notícia fútil da notícia importante, captando — por exemplo — as
conseqüências desastrosas de uma queda da bolsa de valores ou o valor de um
acordo comercial entre dois países.
Outras fontes de
informação são os livros e entrevistas com professores, padres, irmãs, pais...
Se alguém do grupo tiver acesso à internet, poderá encontrar lá muito material
para estudo do assunto.
Primeira semana:
REALIDADE MISSIONÁRIA
No encontro do
grupo, no fim da semana, os/as adolescentes irão colocar em comum o que cada
um(a) conseguiu realizar. Todos juntos organizarão as informações e o material
coletado, de modo a obter uma visão completa da realidade. Se isso for posto
num painel ou num cartaz, melhor ainda.
A partir disso,
serão feitas orações espontâneas, reflexões, ligações com a realidade local.
No final do
encontro, o grupo ficará com duas tarefas para a semana seguinte:
- Primeira tarefa: Dar a
conhecer o resultado do seu trabalho. Por exemplo, expondo o painel na frente
da igreja, ou levando-o à escola, para mostrá-lo aos colegas, ou passando-o de
casa em casa, para os pais e irmãos apreciarem o trabalho feito.
- Segunda
tarefa: Procurar
na Bíblia — e, à medida do possível, na Literatura ou nos livros sagrados de
outras religiões (nisso a internet pode ajudar bastante) — textos que revelem o
pensamento de Deus sobre a realidade vista no encontro anterior.
Segunda semana:
ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA
Quando os/as
adolescentes do grupo colocarem em comum o que pesquisaram na Bíblia e em
outros textos, saberemos o que Deus pensa sobre essa realidade. E os/as
adolescentes da IAM serão ajudados a “sentir como Jesus sentia”. Esta é a
espiritualidade missionária.
Aconselha-se que
neste encontro haja uma meia hora de deserto, no qual cada membro do grupo, em
silêncio, tentará interiorizar o pensamento e o sentimento de Deus.
Provavelmente, o
painel irá se enriquecer de citações bíblicas, e, nossa vida cristã, fortalecer-se
e concretizar-se. O encontro, mais uma vez, deixará aos membros do grupo duas
tarefas:
- Primeira tarefa: Comunicar
(anunciar) — com a vida, primeiro, e depois também com a palavra — em casa, aos
colegas, no catecismo e na escola, as coisas aprendidas e experimentadas.
- Segunda
tarefa: Cada
adolescente procurará apontar um compromisso, uma ação que o grupo possa
realizar, para que a realidade se torne mais semelhante ao projeto de Deus.
Terceira semana:
COMPROMISSO MISSIONÁRIO
As propostas
pensadas durante a semana pelos integrantes do grupo são colocadas em comum e
discutidas. Será escolhida aquela que — dentro das possibilidades do grupo —
alcançar mais de perto os(as) missionários(as) que trabalham em terras
distantes, os povos de outros continentes e culturas, as situações mais
urgentes e precárias.
O grupo não
recusará os apelos que lhe vêm da realidade local, sobretudo daqueles que
ninguém atende, mas sem esquecer que o seu carisma específico é a dimensão
além-fronteiras.
Poderá ser muito
proveitoso, neste sentido, acompanhar a vida dos missionários(as), lendo suas
revistas, convidando os/as que passam pela própria região a visitar o grupo,
mantendo correspondência com algum deles(as), etc. O encontro terminará com
duas tarefas:
- Primeira tarefa: Realizar o
compromisso decidido no grupo.
- Segunda tarefa: Cada membro do grupo pensa numa maneira para envolver outras pessoas na caminhada feita.
- Segunda tarefa: Cada membro do grupo pensa numa maneira para envolver outras pessoas na caminhada feita.
Quarta semana: VIDA DE GRUPO (TESTEMUNHO MISSIONÁRIO)
É um encontro
festivo, aberto a todos, sobretudo a quem nunca é festejado, nunca é lembrado,
nunca é chamado a participar.
São colocadas em
comum as propostas pensadas durante a semana. A mais apoiada é escolhida e
organizada. Desta vez, o encontro termina com três tarefas:
- Primeira tarefa: Preparar e
realizar a celebração combinada.
- Segunda tarefa: Escolher o
tema a ser trabalhado nas próximas Quatro Áreas Integradas.
- Terceira tarefa: Juntar
informações e subsídios para formar o quadro da realidade do novo tema a ser
estudado, pensado, modificado e celebrado nas próximas etapas.